Setor Juventude lança série de vídeos sobre a Doutrina Social da Igreja

O Setor Juventude da Arquidiocese de Fortaleza está lançando uma série de vídeos com formações onde serão tratados os 12 pontos do DOCAT.

O DOCAT é uma tradução acessível da Doutrina Social da Igreja Católica, o material foi desenvolvido com base em importantes documentos da Igreja desde Leão XIII até o atual pontificado do Papa Francisco, ele mesmo no prefácio, nos diz que “com a força do Evangelho, podemos mudar realmente o mundo”. O sonho do Papa é que esta mudança aconteça pelas mãos dos jovens. “Eu espero que um milhão de jovens, mais ainda, que uma geração inteira seja, para os seus contemporâneos, uma Doutrina Social em movimento”, diz Francisco.

Os vídeos serão lançados por meio do Instagram do setor, o @sejafortaleza, além disso com a parceria do projeto Ide Além dos muros, todo o conteúdo terá interpretação em Libras, tornando-o, assim, muito mais acessível.

Foram convidados a participar, assessores que trabalham com a juventude e que tem envolvimento com a Evangelização dos jovens para tratar sobre cada ponto.

1. O grande plano de Deus – O Amor (Dom Júlio César)

2. Juntos somos mais fortes – A Igreja e a Sociedade (Irmã Cassia, FCIM)

3. Única e infinitamente valiosa – A pessoa humana (Pe. Antônio Ramos Prado, SDB)

4. Bem comum, Solidariedade, Subsidiariedade – Os princípios da Doutrina Social (Dra. Sara Guerra)

5. O fundamento da Sociedade – A Família (Pe. Wesley Sousa)

6. Vocação e Profissão – O trabalho humano (Pe. Sidney Mendonça)

7. Bem-estar e justiça para todos – A economia (Pe. Paulo Henrique)

8. Poder e Moral – A comunidade politica (Pe. Tiago, C.Ss.R)

9. Um mundo-Uma humanidade – A comunidade Internacional (Pe. Watson Façanha)

10. Preservar a Criação – O meio ambiente (Pe. Maciel de Sousa)

11. Viver em liberdade e sem violência – A Paz (Pe. Marlos Rebouças)

12. O compromisso pessoal e comunitário – A prática da caridade (Pe. Laércio de Lima, SJ)

A ideia desses vídeos é que possamos dar aos jovens um primeiro contato com esse conteúdo tão rico da nossa Igreja e que gere neles a vontade de se aprofundar ainda mais. Os vídeos também são uma forma de manter o contato e a formação dos jovens nesse momento de distanciamento social que estamos vivendo.

Esperamos que depois nossa juventude possa buscar aprofundar-se e dialogar com o mundo por meio das Obras de Misericórdia, atos de Caridades e projetos sociais enraizados no Evangelho.

Jamilly Ribeiro
Secretária do Setor Juventude da Arquidiocese de Fortaleza