Destaques 2018: A preocupação da Igreja com os jovens do mundo é o grande legado do Sínodo - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Destaques 2018: A preocupação da Igreja com os jovens do mundo é o grande legado do Sínodo

Em 2018, o papa Francisco recebeu no Vaticano bispos e jovens do mundo inteiro para refletir sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Um encontro com jovens de todo o mundo, em março, precedeu a 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em outubro, com a presença de representantes da juventude e de prelados de todos os continentes.

Este não foi um sínodo só para os jovens que estão dentro da Igreja, participando da vida eclesial, “foi um sínodo que também pediu a preocupação com todos os jovens do mundo”, ressaltou o bispo coadjutor de Nova Iguaçu (RJ), dom Gilson Andrade da Silva, um dos 11 brasileiros presentes na assembleia sinodal. “Todos os jovens nos interessam”, sublinha o bispo.

Entrevistado no documentário “Igreja em saída”, produzido pela CNBB para destacar as principais atividades do ano, dom Gilson destacou a alegria da convivência no período de pouco mais de três semanas, em Roma, com bispos, jovens, representantes de várias nações.

“Durante o Sínodo nós estivemos muito próximos do Santo Padre e pudemos assim experimentar a preocupação do papa pela juventude e o desejo que a Igreja tem de caminhar junto com os jovens”, afirmou.

A preocupação do papa também é em relação à geração de mais idade, duas gerações “necessitadas” de atenção na visão do papa. “E foi bonito também, durante o sínodo, ver esse encontro de gerações, uma procurando escutar a outra. E tivemos, por isso, a graça também de um documento final que vale a pena ser lido, estudado para que, nas Igrejas particulares, possa se dar continuidade ao processo sinodal”, comenta dom Gilson.

E é justamente o documento final que ressalta já na introdução este encontro de gerações com uma citação bíblica: «Derramarei o meu Espírito sobre toda a criatura; os vossos filhos e as vossas filhas hão de profetizar; os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos terão sonhos» (At 2, 17; cf. Jl 3, 1).

De acordo com os padres sinodais, o trecho bíblico reflete o que foi a experiência que fizeram no Sínodo, “caminhando juntos e colocando-nos à escuta da voz do Espírito”. Para os participantes, o Espírito Santo “surpreendeu-nos com a riqueza dos seus dons, cumulou-nos da sua coragem e da sua força para levar a esperança ao mundo. Caminhamos juntos, com o sucessor de Pedro, que nos confirmou na fé e nos fortaleceu no entusiasmo da missão”.

“Trabalhamos juntos, compartilhando aquilo que era mais importante para nós, dando a conhecer as nossas preocupações, sem esconder as nossas dificuldades. Muitas intervenções geraram em nós emoção e compaixão evangélica: sentimo-nos um único corpo que sofre e rejubila. Queremos partilhar com todos a experiência de graça que vivemos e transmitir a alegria do Evangelho às nossas Igrejas e ao mundo inteiro”, escreveram.


ispos brasileiros com o papa e o secretário geral do Sínodo, cardeal Baldisseri (à esquerda)

BA participação brasileira no sínodo também foi expressiva. Foram 11 participantes do Brasil: quatro bispos delegados, dois cardeais, três padres, um colaborador do secretário geral e um auditor. Os delegados foram dom Vilsom Basso, dom Eduardo Pinheiro da Silva, dom Jaime Spengler e dom Gilson.

Os cardeais presentes eram o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha, que desempenhou função de relator geral do Sínodo; e o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, cardeal João Braz de Aviz.

Os padres brasileiros: padre Valdir José de Castro, superior geral da Sociedade de São Paulo; padre Alexandre Awi Mello, secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida; e o padre Alberto Montealegre Vieira Neves, um dos assistentes da Secretaria Geral do Sínodo.

Ainda o colaborador do Secretário Geral do Sínodo Filipe Alves Domingues, doutorando em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, especialista em Ética e Mídia. E o jovem que atuou como auditor do Sínodo Lucas Barboza Galhardo, representante do Movimento de Schoenstatt internacional, membro do Comitê de Coordenação nacional para a Pastoral Juvenil da CNBB.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Festa de São Francisco de Assis em Cascavel: um festejo guardado na memória e no coração dos cascavelenses.

Papa pede orações pela Igreja, para abraçar o diálogo e a escuta através do Sínodo

Superiora geral das religiosas Scalabrinianas visita Fortaleza

POM e Rádio Aparecida lançam podcast da Novena Missionária 2023

Diocese de Crateús celebra 60 anos de criação, nesta quinta, 28