De 19 a 26 de junho acontece Semana Nacional Antidrogas

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade em relação ao alto indicie de consumo abusivo de drogas (lícitas e ilícitas), com a finalidade de contribuir com a transformação dessa triste realidade, através de uma campanha com foco, sobretudo, nos jovens, a fim de que estes possam ser agentes multiplicadores dessa luta profética contra as drogas, acontece de 19 a 26 de junho a Semana Nacional contra as drogas.

História
Semana Nacional Antidrogas surgiu em 1999, em comemoração ao primeiro aniversário da SENAD – SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS, criada em 19 de Junho de 1998. Essa Semana tem por objetivo principal a conscientização e a mobilização da sociedade brasileira, no que diz respeito aos problemas e às atividades de redução da demanda e oferta das drogas.

O evento, que é uma parceria da SENAD com órgãos da Administração Pública Federal, Conselho Estadual Antidrogas, Subsecretaria de Políticas Antidrogas de Minas Gerais, Conselho Municipal Antidrogas e entidades da sociedade civil, acontece em todo Brasil, várias entidades participantes do sistema antidrogas, mobilizam a sociedade para esta temática tão séria e que preocupa a todos, os malefícios do uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.

No Ceará, a Pastoral da Sobriedade, e o CDPDH (Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos), representam a arquidiocese de Fortaleza no CEPOD (Conselho Estadual sobre Drogas do estado do Ceará), dando início em 2010, a parceria entre as duas organizações.

Em 2011, o CDPDH encampou a luta contra as drogas, e com o apoio da Pastoral da Sobriedade, com referência na Semana Nacional Antidrogas, estará realizando uma campanha de sensibilização não somente sobre o uso abusivo de drogas licitas ou ilícitas, mas também na perspectiva de conscientizar, mobilizar e sensibilizar toda a sociedade sobre o dever lutar por uma vida sem drogas. O título da campanha é AJUDE A QUEM PRECISA DA SUA AJUDA.

Em Fortaleza, a Semana Nacional Contra as Drogas contará com o apoio CEPOD (Conselho Estadual sobre Drogas do estado do Ceará), no período de 19 a 26/06/2011. Durante a semana acontecerão várias atividades sócio educativas e religiosas (missa, mesa redonda, palestras em escolas, campanha, amostra de experiências) com foco temática na problemática das drogas, procurando sensibilizar a sociedade civil e Poder Público.