Da Alemanha ao Vaticano: de bicicleta, vítimas de abuso se preparam para encontrar o Papa - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Da Alemanha ao Vaticano: de bicicleta, vítimas de abuso se preparam para encontrar o Papa

A peregrinação em bicicleta já chegou na Itália. Nesta terça-feira (9), o grupo formado por 15 vítimas de abuso sexual dentro da Igreja chegam à cidade de Rovereto. O objetivo final é encontrar o Papa Francisco na Audiência Geral da próxima quarta-feira, 17 de maio. Durante o trajeto, o grupo para nas paróquias para abordar o problema e transmitir uma nova consciência no combate e para a prevenção dos abusos.

Andressa Collet – Vatican News

Uma viagem percorrida em 10 etapas de bicicleta e uma de trem por um grupo formado por 15 vítimas de abuso na Igreja, seguido por acompanhantes solidários. Nesta terça-feira (9), o roteiro prevê pedalar por 90 Km entre Bolzano e Rovereto, na Itália, mas o desafio começou ainda no sábado, 6 de maio, quando o grupo partiu de Munique, capital da Bavária, na Alemanha, para a iniciativa intitulada: “Estamos a caminho! Igreja, se junte a nós?”.

Durante o trajeto, o objetivo é parar nas paróquias e encontrar membros da comunidade católica local para refletir sobre o contexto vivido pelas vítimas, confrontando o passado e direcionando conceitos de prevenção a abusos. Nesta segunda-feira (8), por exemplo, o grupo chegou à cidade de Bolzano e foi recebido pelo bispo Ivo Muser e pelo cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique.

Uma peregrinação corajosa e radical

Nesse encontro, os participantes explicaram o objetivo da peregrinação, organizada pelo Conselho Consultivo para Vítimas de Abuso da Arquidiocese de Munique-Freising: “queremos abordar o problema do abuso sexual em âmbito eclesial, transmitindo uma nova consciência no combate a esse flagelo e iniciando um caminho de mudança na forma como nos relacionamos com as pessoas afetadas. Queremos acreditar nas palavras do Papa Francisco sobre como a Igreja deveria lidar com os abusos”, enfatizaram eles, entre outras coisas. Durante a viagem de 11 dias também haverá espaço para discussões temáticas e impulsos espirituais, com o objetivo de facilitar o acompanhamento adequado das vítimas de abuso sexual e de encorajá-las a não se sentirem mais sozinhas.

Dirigindo-se aos participantes, o dom Muser enfatizou a importância de compartilhar a mensagem do grupo proveniente da Alemanha: “com essa peregrinação, vocês dão um exemplo corajoso e radical. O lema do grupo nos coloca uma questão urgente: como Igreja e como sociedade, somos chamados a nos unir àqueles que gritam pelo sofrimento que tiveram, para nos acordar e nos provocar. A estada de vocês aqui em Bolzano é um impulso para fortalecermos a nossa responsabilidade e o compromisso de colocar as vítimas de abuso no centro da nossa atenção e a fazer todo o possível para evitar todas as formas de violência contra menores e pessoas vulneráveis”. O bispo disse de esperar de cada um “uma mudança definitiva de mentalidade: não olhar para o outro lado, mas ouvir as vítimas e suas experiências, expressar nossa solidariedade de forma concreta”.

O cardeal Marx agradeceu os peregrinos “por uma iniciativa que motiva as pessoas a se encontrarem e que, de forma transversal, quer aumentar a conscientização na Igreja e na sociedade”. “Como Igreja, nós falhamos”, observou o arcebispo de Munique, “agora devemos seguir no caminho: um caminho cansativo, doloroso e nada fácil, mas que deve ser feito”.  O cardeal Marx reiterou a necessidade de um novo enfoque sobre as vítimas nas relações pessoais, a necessidade de vigilância, prevenção e elaboração. “Continuem nos incentivando”, disse ele dirigindo-se aos peregrinos, “porque sem o compromisso de vocês, que não desistem, não teríamos chegado até aqui”.

A audiência com o Papa em 16 de maio

Serão 11 dias de peregrinação, cerca de 700 Km percorridos e 500 horas em bicicleta. A partir desta quarta-feira (9), o grupo segue pelas cidades italianas de Verona, Pesaro, Assis e Torricella in Sabina para chegar em Roma na próxima terça-feira, 16 de maio, quando termina a parte esportiva da peregrinação. Na quarta-feira, 17 de maio, a previsão é encontrar o Papa Francisco ao final da Audiência Geral – como explica o site destinado à iniciativa. A intenção final, então, é entregar uma mensagem ao Pontífice.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Museus Vaticanos com duas novas salas: especiarias e cerâmica antiga

Edições CNBB publica subsídios em preparação ao Jubileu Ordinário 2025

Paróquia de São Francisco das Chagas realiza a 112ª edição da Coroação de Nossa Senhora em Canindé

O Papa: caminho sinodal, experiência espiritual única de conversão e renovação

Em audiência pública, na Câmara dos Deputados, bispos falam sobre a proteção do meio ambiente