Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Consciência | Os Desafios da Cultura do Abuso – Pe. Amedeo Cencini

Atividade acontece nesta quarta-feira, 8, às 15h, pelo canal do ISTA no YouTube. Objetivo é alertar sobre os desafios e riscos da cultura do abuso.

Um enorme desafio para as comunidades eclesiais contemporâneas é refletir e saber como agir diante do fenômeno dos mais variados tipos de abusos. Escândalos sexuais, assédio moral, etc. são tipos de abuso que compõem esse contexto. Para alertar sobre o tema, o Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA) e o Anima PUC Minas, por meio do Serviço de Espiritualidade e Teologia Pastoral (SETeP), promovem a live Os desafios da cultura do abuso nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, às 15h, pelo canal do ISTA no Youtube.

Amedeo Cencini

Cultura do abuso
Padre Amedeo Cencini durante o 4º Congresso Vocacional do Brasil (Créditos: CRB Nacional)

O convidado é o padre Amedeo Cencini, uma referência mundial no tema de discernimento vocacional e vida religiosa. Cencini, religioso canossiano, é formador, professor da Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (UPS) e do Centro Teológico San Zeno, de Verona, e psicoterapeuta. Mestre em ciências da educação e doutor em psicologia pela Universidade Gregoriana de Roma, especialista em psicoterapia analítica, exerce atividade de aconselhamento e supervisão de temáticas ligadas ao âmbito formativo e de docência na Itália e no exterior.

Curso de especialização

A live com o Padre Cencini é a aula inaugural do curso Prevenção de Abuso e tutela de menores e vulneráveis em instituições eclesiais, promovido pelo ISTA e SETeP, com o objetivo de formar pessoas para o cuidado das situações de vulnerabilidade. As aulas, previstas para início em março de 2023, acontecerão regime remoto síncrono e à distância, totalizando 120 horas em cada módulo. Para conferir mais detalhes e inscrições, clique aqui.

‍A proposta formativa é direcionada a agentes de pastoral, leigos/as, religiosos/as e presbíteros, reitores de seminários, formadores/as para a vida religiosa consagrada, superiores/as maiores, profissionais de saúde e demais pessoas que atuam em diversos ambientes eclesiais e formativos. Também é recomendado a graduados em Teologia, Direito, Filosofia, Psicologia, Pedagogia, Ciências da Religião ou outros cursos superiores.

Fonte: https://anima.pucminas.br/

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais