Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Comunicadores do Maranhão refletem os desafios da comunicação humanizada durante 1º Mutirão de Comunicação

Com uma expressiva participação de cerca de 120 comunicadores das 12 dioceses pertencentes à Igreja Católica no Maranhão, o 1º Mutirão de Comunicação da Pastoral da Comunicação do regional Nordeste 5 foi realizado com sucesso, entre os dias 23 e 25 de agosto, no Centro de Treinamentos Anajás, em Imperatriz (MA), na cidade de Imperatriz, diocese de Imperatriz.

O evento foi promovido pela Pastoral da Comunicação (Pascom) Maranhão, em parceria com o regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com o propósito de discutir, refletir e aprimorar as práticas de comunicação pelos comunicadores católicos maranhenses, entre eles, agentes pastorais, religiosos, padres e leigos interessados em fortalecer e humanizar os processos comunicativos à luz da Palavra de Deus.

Sabedoria do coração

A temática central deste 1º Muticom teve por tema “Humanizar a comunicação com esperança e sabedoria do coração”, como um convite à reflexão sobre a importância de uma comunicação que transcenda as barreiras da tecnologia e toque verdadeiramente os corações das pessoas.

Pela primeira vez no Maranhão, padre Arnaldo Rodrigues, assessor de comunicação da CNBB, foi quem auxiliou os comunicadores com a temática principal do evento levando-os a pensar em como humanizar os meios de comunicação, principalmente no ambiente digital.

“Somos convidados enquanto pessoas, cristãos e não cristãos, independente da religião, a colocar nosso coração também nesses ambientes digitais, não no sentido de domínio, mas no sentido de humanizar esses espaços. Nós sabemos que a comunicação dentro desses ambientes é um espaço aonde criam-se relações, relações de afetividade, relações profissionais, relações de amizade fraterna, por isso nós somos enquanto pessoas, chamados, a pedido do próprio Papa Francisco, também da nossa inspiração natural a colocar mais humanidade nesse espaço e não deixar-se ‘tecnologizar”, mas ao contrário, nos ambientes da tecnologia colocar o nosso coração para que haja uma comunicação plena que possibilite o encontro que também o Papa Francisco nos convida a fazer”, declarou padre Arnaldo Rodrigues.

“Nos ambientes da tecnologia colocar o nosso coração para que haja uma comunicação plena que possibilite o encontro”, padre Arnaldo.

Em tempos onde a comunicação é muitas vezes rápida e superficial, a proposta foi fazer com que os comunicadores entendessem que é fundamental promover uma comunicação mais humana e eficaz, capaz de transmitir esperança e sabedoria do coração, e isso não se resume apenas em likes, a mensagem tem que chegar ao coração.

Confira a notícia na íntegra no site do regional NE 5.

Fonte: CNBB nacional.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais