Comissão Dom Lustosa promove visita humanitária e espiritual aos assistidos do Projeto Lúmen

Comissão esteve na Casa Dom Lustosa localizada no Complexo Chiara Luchi, no Sítio Bom Samaritano, em Pacatuba, mantido pelo Projeto Lúmen

Numa manhã repleta de alegria e espiritualidade, 1º de maio, dia dedicado a São José Operário, a Comissão Arquidiocesana de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa esteve presente em mais uma visita à Casa de Recuperação de Dependentes Químicos Dom Antônio de Almeida Lustosa, no complexo Chiara Luchi, localizado no Sítio Bom Samaritano, em Pacatuba, coordenado pelo Grupo Lúmen.

Participaram da visita matinal, a irmã Margarida Maria Sales (Josefina), coordenadora da Comissão, o padre Abimael F. do Nascimento, MSC, Assessor da Causa de Beatificação e Canonização de Dom Lustosa, prof. Felipe Filho, Assessor literário, Dr. Tarcísio Brilhante, articulador junto às paróquias, Zenaide Oliveira, pesquisadora, e Marcus Vinícius, secretário da Comissão.

Esse importante projeto de recuperação de dependentes químicos tem a chancela do Unichristus, através do Grupo Lúmen que, em parceria com a Comissão Dom Lustosa, promovem a assistência material e espiritual àqueles que desejam retornar a uma nova vida social junto a suas famílias e seus amigos.

A visita revestiu-se da solidariedade humana, sendo dispensado pelo coordenador do Complexo Chiara Luchi, Sr. Rondinelli, um aconchegante acolhimento aos membros da Comissão e, aos assistidos do Projeto Lúmen, uma verdadeira manhã de espiritualidade e catequese, dentro do período pascal, quando foram atendidos em confissão e, em seguida, participaram e animaram a celebração eucarística presidida pelo padre Abimael Francisco do Nascimento, MSC, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Sagrado Coração, na Aerolândia, em Fortaleza (CE).

A coordenadora da Comissão, irmã Margarida Maria Sales (Josefina), à frente desta quarta visita ao Sítio Bom Samaritano, em Pacatuba, exortou os assistidos à devoção e à intercessão para alcançar graças, distribuindo santinhos e posters do Servo de Deus Dom Antônio de Almeida Lustosa.

Ela conclamou os presentes para exercitar a fé, a fim de alcançar graças por intercessão de Dom Lustosa, explanando que por essa intercessão alcançou já três grandiosos milagres, porquanto foi acometida nos últimos anos de três infartos, não tendo qualquer dúvida de que sua valiosa presença entre nós se deve, com certeza, à intercessão do Servo de Deus junto ao Pai Celestial.

Na homilia, o padre Abimael fez ver a todos os assistidos do significado do trabalho na vida das pessoas, enaltecendo São José, como padroeiro do trabalho humano, responsável pela dignidade do labor, antes exercido pela escravidão e, após São José, o trabalho se torna elemento da dignidade humana. Ao mesmo tempo, reforçou para o grupo o otimismo que a cultura do trabalho leva ao engrandecimento dos homens. Nos três aspectos físico, psicológico e espiritual, padre Abimael incluiu os objetivos do trabalho desenvolvido pelo Grupo Lúmen na ressocialização dos 45 beneficiários do Projeto de Recuperação.

Além disso, houve um momento especial de espiritualidade, nunca antes ocorrido naquela Casa, quando os próprios assistidos foram atendidos em confissão, antes da celebração eucarística, cumprindo assim o preceito pascal instituído pela Igreja e, portanto, promovendo a inclusão em uma nova vida digna de graça, de esperança e de comunhão entre todos.