Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Catequista cearense será instituída no Ministério de Catequista na 61ª Assembleia dos Bispos do Brasil

Por ocasião da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontecerá entre os dias 10 a 19 de abril, em Aparecida (SP), será de importante relevância, pois serão instituídos no ministério de catequista, catequistas de todos os dezenove regionais da Conferência. Do Regional NE 1 receberá a instituição a catequista, Efigênia Alves da Costa, da diocese de Tianguá. O momento ocorrerá no, dia 13 de abril, durante a missa, que será celebrada às 7 horas da manhã, com transmissão pela TV Aparecida e demais TVs de inspiração católica.

O ministério de catequista

“Instituído pelo Papa Francisco com o motu proprio Antiquum Ministerium, do dia 10 de maio do ano de 2021, o ministério de catequista “é um serviço estável prestado à Igreja local de acordo com as exigências pastorais identificadas” pelo bispo, e que devem ser desempenhadas de acordo com a condição de cristãos leigos e leigas que recebem este ministério”, conforme site da CNBB.

O Papa Francisco destacou que o ministério instituído de Catequista seja conferido a “homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que tenham uma participação ativa na vida da comunidade cristã, sejam capazes de acolhimento, generosidade e vida de comunhão fraterna”. O pontífice também orientou que esses fiéis devem receber a devida formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica, “para ser solícitos comunicadores da verdade da fé, e tenham já maturado uma prévia experiência de catequese”. Outro requisito é que “sejam colaboradores fiéis dos presbíteros e diáconos, disponíveis para exercer o ministério onde for necessário e animados por verdadeiro entusiasmo apostólico”. Site do Nacional

O perfil da catequista Efigênia

Efigênia Alves colabora na formação de catequistas no Regional NE 1, atuando nas formações diocesanas quando solicita e na diocese de origem.  A catequista e professora, e é formada em metodologia catequética pela UNISAL, especialista em espiritualidade pela UNISAL, Pós graduada em ensino religioso escolar; pedagoga com habilitação em letras e pós graduada em educação inclusiva.

Em Janeiro de 2024, Maria Erivan Ferreira da Silva, da paróquia São João Batista, em Horizonte, na arquidiocese de Fortaleza (CE), recebeu o ministério estável de catequista. A motivação com o ministério é “viver mais intensamente o espírito apostólico, seguindo o exemplo daqueles homens e mulheres que ajudaram Paulo e os outros apóstolos na difusão do Evangelho”.

“TESTEMUNHAS DA FÉ, MESTRES E MISTAGOGOS, COMPANHEIROS E PEDAGOGOS QUE INSTRUEM EM NOME DA IGREJA, SEREIS CHAMADOS A COLABORAR COM OS MINISTROS ORDENADOS NAS DIVERSAS FORMAS DE APOSTOLADO, CORRESPONSÁVEIS PELA MISSÃO CONFIADA POR CRISTO À IGREJA, SEMPRE PRONTO PARA RESPONDER A QUALQUER UM QUE QUESTIONE A RAZÃO DA ESPERANÇA QUE ESTÁ DENTRO DE VOCÊ”, DIZIA A EXORTAÇÃO ANTES DA BÊNÇÃO.

Maria Erivan recebeu das mãos do Papa Francisco a cruz, “sinal da nossa fé, cátedra da verdade e da caridade de Cristo”, e a exortação: “anuncie-O com vida, ações e palavras”.

Fonte: Regional Nordeste 1 – Alex Ferreira e Erivan da Silva

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais