Cáritas Arquidiocesana realiza Assembleia anual e define nova diretoria para os próximos quatro anos

“E todos seremos iguais, o dia é a gente que faz. Quem planta a justiça refaz a estrada da vida e da paz”. Foi cantando a justiça e o desejo de uma vida melhor que representantes dos grupos e comunidades acompanhados pela Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza deram início na manhã de hoje, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja, à sua Assembleia Geral 2012.

Sobre o papel da Igreja Cristina França, disse: “A Igreja através da Cáritas tem trazido para a sociedade temas atuais e urgentes que depois são transformados em políticas públicas. Exemplo disso é o fato de que hoje os catadores são reconhecidos como profissionais”.

A grande incentivadora do trabalho de cooperativa de resíduos e ex-coordenadora da Cáritas de Fortaleza e do Regional Nordeste 1 da CNBB, concluiu: “No fundo de todas essas ações sociais que vemos hoje tem a semente plantada pela Igreja Católica”.

A Cáritas de Fortaleza atualmente acompanha 19 grupos de catadores num total aproximado de 800 catadores; 10 grupos de Economia Popular Solidária (na maioria mulheres que geram renda, sobretudo através do artesanato, para suas famílias); 3 comunidades no projeto Desenvolvimento Local no bairro Mondubim. São elas: Santa Terezinha, Beira Rio e Santa Rosa. No projeto Catando Cidadania acompanha crianças e adolescentes filhos de catadores em 4 comunidades. Acompanha, ainda, 40 jovens empreendedores de 4 comunidades, os quais recebem formação humana, cristã e de empreendedorismo.

A Assembleia, que é avaliativa e eletiva, conta com a presença de Dom José Luiz Vasconcelos, bispo auxiliar de Fortaleza, padres, religiosas e leigos. Também participou da Assembleia monsenhor Virginio Serpa, Vigário Geral.

A nova diretoria é composta por padre Francisco Antônio Francilêudo, diretor;  padre Luis Sartorel, Vice-Diretor; Conceição Almeida, Tesoureira; Cristina França, Secretária; Jeane Freitas Paixão de Sousa, Miguel Brandão e Vânia Martins, no conselho fiscal.

A Cáritas tem uma secretaria operativa composta por Isabel Forte, Ana Maria de Freitas, Rochelle Pinto e José Gilson Cavalcante. Além dessa secretaria, Pablo Robles, Milene Madeiro, Julia Kilmer, Francisco Erivaldo e Charlianny Bezerra acompanham os grupos de catadores e catadores de material reciclável em Fortaleza e região metropolitana.

Fotos: Marta Andrade, Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza).

Informações (85) 3388.8716.