Card. Baldisseri: envolver jovens o mais possível no caminho sinodal

Cidade do Vaticano (RV) – A Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos lançou quarta-feira (14/06) um site web – youth.synod2018.va – em preparação para a XV Assembleia Geral Ordinária, que terá como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, a realizar-se no Vaticano em outubro de 2018.

Razões da iniciativa

Falando à agência católica Sir, o secretário geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, explicou as razões da iniciativa.

A decisão da Secretaria Geral do Sínodo de abrir um site internet e de propor nele um questionário a todos os jovens, sem exceção, responde à exigência de envolvê-los o mais possível no caminho sinodal que a Igreja está fazendo sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Participação sempre mais consciente e envolvente

Com o site, por um lado se quer dar instrumentos que possam fazer com que a participação deles se torne sempre mais consciente e envolvente. Por outro lado, se quer dar visibilidade às iniciativas que os têm como protagonistas.

Por meio do site são colocadas na rede informações, conhecimentos, experiências e iniciativas – explica ainda o purpurado.

Questionário: jovens possam fazer ouvir a sua voz

O questionário, ao invés, é o instrumento mediante o qual os jovens podem fazer ouvir a sua voz, sua sensibilidade, sua fé, mas também suas dúvidas e suas críticas, a fim de que o grito deles chegue aos pastores, assim como o Papa os convidou a fazer na Carta que lhes endereçou no início do caminho sinodal.

O questionário que se encontra no site é diferente do que se encontra no Documento Preparatório. É diferente quer em suas finalidades, quer nas perguntas. De fato, dirige-se diretamente aos jovens convidando-os a ‘contar’ sua vida, seus desejos, seus temores.

Como veem a si mesmos e o mundo em torno deles

Através das perguntas propostas, os jovens podem apresentar-se, dizer como veem a si mesmos e o mundo em torno deles, como vivem as relações com os outros e como se colocam em relação às escolhas de vida.

Pede-se a eles que se expressem acerca da relação com a religião, a fé e a Igreja. A última série de perguntas focaliza a atenção sobre a presença deles na web. Na conclusão do questionário são convidados a dizer algo de si que não lhes foi perguntado, acrescenta o Cardeal Baldisseri. As respostas deverão ser enviadas para a Secretaria Geral até 30 de novembro próximo. (RL/Sir)

Fonte: Rádio Vaticano