
Nos dias 11 a 13 de julho de 2025, os candidatos ao Diaconato Permanente da Arquidiocese de Fortaleza participaram do retiro canônico, realizado na Casa de Retiro Refúgio dos Pecadores, do Instituto Filhos da Misericórdia, em Aquiraz (CE). O retiro antecede a ordenação diaconal, marcada para o dia 9 de agosto de 2025, às 19h, na Catedral Metropolitana de Fortaleza.
Com o lema “Alegrai-vos na esperança, perseverando na tribulação, assíduos na oração” (Rm 12,12), o retiro foi conduzido pelo Pe. Francisco Macerlândio Teixeira Gomes, que abordou com profundidade temas espirituais e teológicos, favorecendo momentos de oração, escuta e interiorização. O sacerdote é formador e atual juiz eclesiástico do Tribunal de Fortaleza (nomeado em 28/04/2019), vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Paz (Aldeota), e secretário executivo do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Participaram do retiro os seguintes candidatos ao Diaconato Permanente:
- Aderaldo Ribeiro de Queiroz Júnior
- Aristeu de Holanda Cavalcante Neto
- Francisco das Chagas Mesquita de Queiroz
- Francisco Erlanio Pinheiro Machado
- Fernando Willame da Silva Morais
- Luis Gonzaga Barbosa Sousa
- Jackson César Coelho Santiago
- Francisco Sérgio Cunha de Oliveira
Na manhã do domingo, 13 de julho, os participantes do retiro receberam a visita do Diácono Hermerson Barbosa, que representou tanto a Escola Diaconal, em nome do Pe. Thiago de Sousa, seu diretor, quanto a Comissão Arquidiocesana dos Diáconos (CAD), em nome do Diácono Marcelo Perdigão, presidente da comissão. Sua presença foi um sinal de comunhão e incentivo fraterno à caminhada vocacional dos candidatos ao Diaconato Permanente.
Ao final do encontro, os candidatos expressaram sua gratidão:
“Gratidão a Deus por sua misericórdia, aos que intercederam por este retiro, às nossas famílias, especialmente às esposas que pacientemente nos apoiaram nesse momento. Agradecemos ao Pe. Macerlândio pela excelente exegese abordada nas conferências, e ao Instituto Filhos da Misericórdia, representado pelo irmão João Mariano, que, com amor e humildade, fizeram deste retiro uma verdadeira experiência de graça para todos.”