Bispo do Regional Sul 3 da CNBB relata as impressões de sua primeira Visita ad Limina Apostolorum - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Bispo do Regional Sul 3 da CNBB relata as impressões de sua primeira Visita ad Limina Apostolorum

Ainda de Roma, junto aos 22 bispos e arcebispos do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o bispo de Vacaria (RS), dom Silvio Guterres Dutra, expressou as impressões da sua primeira visita Ad Limina Apostolorum, de 2 a 6 de maio, como prelado, ao Vaticano e ao Papa Francisco.

O bispo relatou que a agenda da visita Ad Limina, que compreende visitas e contatos com os Dicastérios e Congregações do Vaticano, foi mais intensa e concentrada em razão da necessidade de recuperar o tempo e assuntos que se acumularam em função do encontro ter sido cancelado, em 2022, por conta da pandemia da Covid-19.

“O tempo que tivemos em torno de um hora e meia com cada Congregação foi de muito proveito e de surpresas interessantes. Destaco, o que ficou bem claro em todos os momentos, que Roma gostaria de nos escutar mais do que dizer coisas e dar normas e indicações, eles estavam ansiosos para nos escutar”, disse

Nesta visita, de acordo com dom Silvio, ficou bem claro que a orientação da Cúria Romana é de que a atitude dos Dicastérios, Congressões e Comissões do Vaticano em relação aos bispos seja de apoio e de serviço à Igreja que está presente no mundo inteiro e, em razão disto, foram orientados muito mais a escutar do que falar. “Não que eles não tenham dito coisas importantes. Sempre que colocávamos alguma questões eles tinham importantes orientações de critério e discernimento para nossa caminhada”, reforçou. 

Dom Silvio ressaltou que é notável o espírito do Papa Francisco em todos os setores do Vaticano. “Ficou muito clara a coerência entre o que o Papa faz pessoalmente e que os setores da Cúria fazem e seguem este espírito”, disse. Para o prelado, tão marcante quanto conhecer as estruturas do Vaticano, foi encontrar-se com o Papa Francisco por duas horas. “O Papa Francisco teve uma acolhida extraordinária em relação a nós, estava muito feliz, o semblante dele revelava isto, embora com as dificuldades no joelho, mas isto não impediu que ele estivesse à vontade conosco”, disse.

“Um irmão bispo entre os bispos”

Dom Silvio Guterres Dutra entrega um presente ao Papa | Fotos: arquivo pessoal de dom Silvio.

O bispo contou que o Papa Francisco os deixou muito à vontade e livres para dizer o que gostariam de dizer, perguntar o que gostariam de perguntar sem filtros por estarem entre irmãos bispos.

“Isto é magnifico, pensando uma trajetória hierárquica que a Igreja tem, ter no Papa uma pessoa tão disponível e aberta e um irmão, bispos entre bispos, com toda a responsabilidade que ele tem de estar à frente da Igreja que está no mundo inteiro”.

Dom Silvio destacou que o Papa fez várias brincadeiras com os bispos, se colocou à disposição e fez algum sacrifício físico para estar mais próximo entre os prelados do Sul 3 da CNBB. “É uma experiência enorme, humana e divina, uma verdadeira sensação de estar tocando o apóstolo eleito por Cristo para estar à frente da Igreja neste tempo. Eu não tenho dúvida nenhuma de que a eleição do Papa Francisco é obra do Espírito Santo para o nosso tempo. Somos gratos e privilegiados como nosso Papa, o bispo maior, na diocese de Roma que garante a comunhão entre nós no mundo inteiro”, disse.

O bispo que já se considerava convicto e animado quanto à sua vocação disse que, após o encontro com o Papa,  volta para a sua diocese muito mais convicto de que está no lugar certo, fazendo a coisa certa e com as pessoas certas. “O Papa dá esse recado para nós mesmos em tempos difíceis de incompreensões”, ressaltou.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

O Papa recorda o cardeal Hummes: pediu-me que não me esquecesse dos pobres

Falece Dom Cláudio Hummes, OFM, 5° Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Nota de pesar da Arquidiocese de Fortaleza pelo falecimento de Dom Cláudio Hummes, OFM

Nota de falecimento de Dom Cláudio Hummes

Inscrições para participação on-line no 7º Encontro Nacional são prorrogadas até o dia 10 de julho