Bispo do Regional Sul 3 da CNBB relata as impressões de sua primeira Visita ad Limina Apostolorum

Ainda de Roma, junto aos 22 bispos e arcebispos do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o bispo de Vacaria (RS), dom Silvio Guterres Dutra, expressou as impressões da sua primeira visita Ad Limina Apostolorum, de 2 a 6 de maio, como prelado, ao Vaticano e ao Papa Francisco.

O bispo relatou que a agenda da visita Ad Limina, que compreende visitas e contatos com os Dicastérios e Congregações do Vaticano, foi mais intensa e concentrada em razão da necessidade de recuperar o tempo e assuntos que se acumularam em função do encontro ter sido cancelado, em 2022, por conta da pandemia da Covid-19.

“O tempo que tivemos em torno de um hora e meia com cada Congregação foi de muito proveito e de surpresas interessantes. Destaco, o que ficou bem claro em todos os momentos, que Roma gostaria de nos escutar mais do que dizer coisas e dar normas e indicações, eles estavam ansiosos para nos escutar”, disse

Nesta visita, de acordo com dom Silvio, ficou bem claro que a orientação da Cúria Romana é de que a atitude dos Dicastérios, Congressões e Comissões do Vaticano em relação aos bispos seja de apoio e de serviço à Igreja que está presente no mundo inteiro e, em razão disto, foram orientados muito mais a escutar do que falar. “Não que eles não tenham dito coisas importantes. Sempre que colocávamos alguma questões eles tinham importantes orientações de critério e discernimento para nossa caminhada”, reforçou.

Dom Silvio ressaltou que é notável o espírito do Papa Francisco em todos os setores do Vaticano. “Ficou muito clara a coerência entre o que o Papa faz pessoalmente e que os setores da Cúria fazem e seguem este espírito”, disse. Para o prelado, tão marcante quanto conhecer as estruturas do Vaticano, foi encontrar-se com o Papa Francisco por duas horas. “O Papa Francisco teve uma acolhida extraordinária em relação a nós, estava muito feliz, o semblante dele revelava isto, embora com as dificuldades no joelho, mas isto não impediu que ele estivesse à vontade conosco”, disse.

“Um irmão bispo entre os bispos”

Dom Silvio Guterres Dutra entrega um presente ao Papa | Fotos: arquivo pessoal de dom Silvio.

O bispo contou que o Papa Francisco os deixou muito à vontade e livres para dizer o que gostariam de dizer, perguntar o que gostariam de perguntar sem filtros por estarem entre irmãos bispos.

“Isto é magnifico, pensando uma trajetória hierárquica que a Igreja tem, ter no Papa uma pessoa tão disponível e aberta e um irmão, bispos entre bispos, com toda a responsabilidade que ele tem de estar à frente da Igreja que está no mundo inteiro”.

Dom Silvio destacou que o Papa fez várias brincadeiras com os bispos, se colocou à disposição e fez algum sacrifício físico para estar mais próximo entre os prelados do Sul 3 da CNBB. “É uma experiência enorme, humana e divina, uma verdadeira sensação de estar tocando o apóstolo eleito por Cristo para estar à frente da Igreja neste tempo. Eu não tenho dúvida nenhuma de que a eleição do Papa Francisco é obra do Espírito Santo para o nosso tempo. Somos gratos e privilegiados como nosso Papa, o bispo maior, na diocese de Roma que garante a comunhão entre nós no mundo inteiro”, disse.

O bispo que já se considerava convicto e animado quanto à sua vocação disse que, após o encontro com o Papa,  volta para a sua diocese muito mais convicto de que está no lugar certo, fazendo a coisa certa e com as pessoas certas. “O Papa dá esse recado para nós mesmos em tempos difíceis de incompreensões”, ressaltou.