As causas estruturais da pobreza - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

As causas estruturais da pobreza

O Papa Francisco tem afirmado que, para podermos agir num mundo marcado por tanta pobreza e miséria, não nos podemos contentar com a simples constatação do fato da pobreza, mas urge  perguntarmos por suas causas estruturais. A CNBB fez este ano uma tentativa de esclarecer isso no caso do contexto brasileiro.

Nosso modelo econômico é sustentado principalmente por quatro eixos que têm conduzido a privilégios e à concentração da renda e da riqueza nas mãos de uma minoria, em detrimento da justa distribuição de renda e riqueza, barrando o nosso desenvolvimento socioeconômico:

  1. Modelo tributário regressivo, que faz com que os mais pobres paguem proporcionalmente muito mais tributos embutidos em tudo que consomem, tendo em vista que a maior parte da carga tributária está concentrada nos tributos que incidem sobre o consumo. Os elevados lucros distribuídos aos sócios por bancos e grandes empresas são isentos. As fortunas não são tributadas. 

b) Sistema da dívida, que usa o instrumento de endividamento público às avessas, ou seja, em vez de servir para financiar investimentos indispensáveis à sociedade e a nosso desenvolvimento socioeconômico, como se faz nos países ricos, é utilizado para fomentar a transferência de recursos públicos para bancos e aplicadores do mercado financeiro. Isso acontece devido aos juros altos e  outros  mecanismos financeiros questionáveis. Há mecanismos ilegais, que extraviam receitas tributárias por fora dos controles orçamentários, que subtraem e desviam o dinheiro arrecadado de contribuintes antes que este chegue aos cofres públicos.  A dívida tem sido usada como justificação para a constante imposição de cortes e teto de gastos sociais, privatizações de patrimônio público estratégico e contrarreformas que cortam direitos sociais. 

c) Política monetária executada pelo Banco Central, que vincula a economia brasileira à prática de juros altíssimos e outros mecanismos prejudiciais, em especial a carência de moeda gerada pelas “operações compromissadas” e “depósitos voluntários remunerados”, que remuneram diariamente, com graves consequências, a sobra de caixa dos bancos, garantindo-lhes recordes de lucros.

d) Exploração predatória da mineração e do grande agronegócio, dirigidos unicamente para a exportação de commodities, assegurando lucros extraordinários às grandes corporações transnacionais que operam nesses ramos, desfrutando de benesses tributárias, creditícias e patrimoniais, ao mesmo tempo em que exploram a classe trabalhadora e deixam aqui a devastação ambiental e ecológica. Em paralelo, manifesta-se, nas políticas públicas,a baixa prioridade à agricultura de base familiar, que continua sendo essencial para a alimentação da sociedade brasileira.  

A atividade articulada desses quatro eixos estruturantes produz o resultado previsto: o PIB mantém-se estagnado; a dívida pública explode, sem contrapartida social; o patrimônio público é rifado em privatizações questionáveis; os direitos sociais são desrespeitados; a pobreza e a desigualdade social crescem; os danos ambientais se agravam; o lucro dos bancos tem recorde e aumenta a fortuna de bilionários, ampliando o fosso social que os distancia dos miseráveis e faz do Brasil um dos países mais desiguais do mundo. Precisamos antes de tudo  de um projeto de desenvolvimento humano, integral e sustentável.

Manfredo Araújo de Oliveira UFC

Foto: Vatican News

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Meio Ambiente: dom e graça!

O Papa: é necessária uma mudança decisiva no atual modelo de consumo e produção

Bispos mexicanos em visita ad Limina recebidos pelo Papa Francisco

Regionais da CNBB elegem os membros de suas presidências para o quadriênio de 2023 a 2027

Novo livro explora a relação entre psicologia e vida religiosa e sacerdotal