Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

[ARTIGOS] Quaresma e Vocação

rafhael300Mais uma vez o Senhor nos concede podermos viver a Quaresma, este tempo especial e favorável para intensificarmos nossos exercícios espirituais no caminho da conversão, tão pedida por Nosso Senhor e tão necessária para nós.

A cada ano a Igreja propõe para nós cristãos católicos, iluminada sempre pela Palavra de Deus, aqueles exercícios espirituais apresentados no Evangelho de São Mateus: a esmola, a oração e o jejum (Mt 6,1-6.16-18). Além do mais há anos os Santos Padres publicam uma Mensagem para a Quaresma. Com a graça do Espírito Santo o Papa Francisco nos presenteou com uma bela e inspiradora mensagem quaresmal, baseada na passagem bíblica Tg 5,8: “Fortalecei os vossos corações”.

Na referida Mensagem do Papa Francisco, ele toca em uma situação existencial muito presente nos dias atuais, a indiferença. Com certeza uma situação existencial que é uma chaga, uma ferida aberta no coração das pessoas, das comunidades e da sociedade atual, o próprio Papa afirma que “a indiferença para com o próximo e para com Deus é uma tentação real”. Para o Santo Padre a Quaresma é aquele tempo de renovação anual, necessário, que o povo de Deus precisa “para não cair na indiferença nem se fechar em si mesmo”.

Lendo a Mensagem do Papa Francisco chamou-me a atenção que ele apresentou a “Quaresma como um percurso de formação do coração”, apoiado em um pensamento de Bento XVI, na Encíclica “Deus caritas est”, n.31. A partir daí o Papa propõe a Ladainha ao Sagrado Coração e o verso “Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso”, como o objetivo quaresmal: chegar à Páscoa com um coração semelhante ao de Jesus Cristo.

Pois bem, baseado nesta passagem da Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma, que tem o apoio de dois Papas, já o que pensamento originário vem dos escritos de Bento XVI, pus-me a pensar em um itinerário que ajudasse nossa vivência vocacional, como pessoas desejosas de fazer com que o nossos corações assemelhem-se o máximo ao Coração de Jesus, ao Coração do Bom Pastor.

Sugiro, nesta primeira meditação algumas palavras que poderão nos auxiliar nessa busca quaresmal que o Papa nos desafia. São elas: pobreza, oração, penitência e pureza.

A pobreza: saber-se pobre e necessitado impede que sejamos autossuficientes e arrogantes. A esta se soma o exercício espiritual da esmola, de dar do que nos fará falta a quem menos tem, e doar confiando que o Senhor será PROVIDENTE. Assim vivem os verdadeiros pobres: eles creem em Deus que é Providência. No nosso caminho vocacional, podemos nos perguntar: até onde cremos de verdade na Providência Divina? Será que não gostamos de acumular bens materiais e humanos, por não confiar inteiramente na providência de Deus? Qual meu nível de despojamento? Convido a todos a realizarem nesta Quaresma um gesto concreto de despojamento, seja de roupa ou de algum outro bem pessoal. Aliás, foi o Senhor Jesus quem disse que é preciso “renunciar para seguir”, pois o “Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mt 8,20). Dependendo da nossa resposta podemos suplicar ao Senhor: “Coração de Jesus, rico para todos os que o invocam, tende piedade de nós”.

A oração: não deve haver um cristão que não reze! Penso eu. A oração é o nosso meio de contato direto com o Senhor. Sem oração não sobrevive uma alma cristã. A oração nos faz entrar numa comunhão de vida e de espírito seja com o próprio Senhor seja com os irmãos, e até mesmo da pessoa que reza, consigo mesma; quando estamos quebrados é a oração que junta nossos pedaços, em Deus. Oração deve ser, antes de tudo, pessoal – do crente com Deus – já dizia Santa Teresa de Jesus: “orar é tratar de amizade, estando muitas vezes a sós com quem sabemos que nos ama”. Depois deve ser comunitária, pois aquele que reza deve ser levado pela sua oração pessoal a rezar com os irmãos, na partilha sincera da sua vida de fé.

O Papa até escreve em sua Mensagem que devemos estar unidos em oração “à Igreja do Céu” – comunhão dos santos, e da mesma forma a oração em comunidade, na Igreja da Terra. Por essa oração poderemos clamar: “Coração de Jesus, digníssimo de todo louvor, tende piedade de nós”. O que isso tem a ver com quem está em um caminho vocacional? Alguém que deseja seguir o Senhor e não tem vida de oração com certeza viverá de falácia. Um vocacionado tem que rezar e pedir sempre ao Mestre: “ensina-nos a rezar” (Mt 6,8); afinal as pessoas esperam de um futuro sacerdote que ele seja mestre na arte de rezar. Qual tempo tiro para nossa oração pessoal? Como procuro viver a oração na vida da comunidade?

A penitência: palavra que tomou conotação de sofrimento e de dor. E esse tipo de pensamento está muito longe do que é pregado pela sociedade hedonista e liberal do nosso tempo. Mas, aqui, penitência vista como ascese, mortificação, ajudar-nos-á na reflexão sobre até onde nos entregamos de verdade ao Senhor. Até onde sou capaz de uma mortificação, de fazer um sacrifício? A penitência, antes de ser encarada como algo pesado ou como um fardo, deve ser encarada como oportunidade de firmar passos de enfrentar a si mesmo e de entregar-se totalmente.

O jejum entra neste aspecto quando, por sentir falta do alimento, damo-nos por conta de que não devemos ser “cheios” de nós mesmos, mas somos necessitados, pobres, carentes. O jejum quebra nosso orgulho, nossa prepotência. Alguém que se propõe discípulo do Senhor não pode segui-lo sem penitência, sem ascese. Senão poderá se entender como um ditador, como alguém que pensa que os outros dependem dele. Alguém assim se acha o centro do mundo. Enquanto isso, clamamos ao Senhor: “Coração de Jesus, saturado de opróbios… atribulado por nossos crimes… propiciação pelos nossos pecados,  tende piedade de nós”.

A castidade: outra virtude tão combatida nos dias atuais. A guarda da castidade implica não somente o dom do celibato; implica também a guarda da pureza do coração e da mente, que inclui o olhar, as palavras que saem de nossas bocas, os acessos que nossas mãos fazem na internet, os lugares onde nossos pés nos levam… Guardar-se para doar-se – isso é fruto da castidade. Alguém que se propõe entrar no caminho do seguimento vocacional de Jesus Cristo terá que aprender a viver guardando seus afetos para doá-los na Missão a todas as pessoas. Ser casto significa poder dizer ao Senhor: “Coração de Jesus, rei e centro de todos os corações, tende piedade de nós”.

Penso que estes elementos podem nos favorecer na conformação dos nossos corações ao Coração de Jesus. Coração que nunca foi indiferente à vida humana; Coração que foi até o extremo da entrega da vida por amor! Peçamos então, que nosso caminho quaresmal seja tempo oportuno de conversão e de consolidação da nossa vocação. Façamos desse tempo um tempo de conversão pessoal e pastoral, para que as vocações “se tornem ilhas de misericórdia no meio do mar da indiferença!”.

Fortaleza, 28 de fevereiro de 2015.

Por Pe. Rafhael Silva Maciel, Reitor do Seminário Propedêutico

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais