Juventude Missionária

A Juventude Missionária animada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) é um setor da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Obra fundada por uma leiga, Paulina Maria Jaricot (1799-1822), em 3 de maio de 1822, em Lyon (França). No Brasil existem outros grupos de Juventude Missionária que não estão vinculados às POM, que são acompanhados por movimentos, congregações religiosas, etc., possuindo, portanto, outra orientação e metodologia.

No Ceará, iniciamos em 2007, exatamente nos dias 19, 20 e 21 de setembro, com o encontro regional organizado pelo COMIRE NE1, em que o então Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Padre Vitor, assessorou o encontro e abriu caminhos para a implantação da JM, momento este que a nossa coordenadora estadual, Sara Guerra, participou e assumiu o compromisso de trabalhar e implantar, até hoje a única daquele encontro que persistiu e delineou uma nova caminhada para a JM na Arquidiocese de Fortaleza, que foi onde começamos.

Nos dois últimos anos, trabalhamos incansavelmente para que os nossos grupos pudessem vivenciar o carisma proposto pela Juventude Missionária das Pontifícias Obras Missionárias, foram muitas atividades, tais como o encontro de formação mensal, o intercâmbio entre dioceses- proporcionando aos jovens, semanas missionárias em outras dioceses do nosso regional -, o acampamento missionário, os retiros com os grupos e as visitas aos mesmos. Temos muita coisa a fazer, a estrada é longa e contamos com Deus e claro, com você, jovem missionário disposto a doar-se ao projeto de evangelização de Cristo.

Além de todo esse trabalho, contamos também com as nossas redes sociais na internet, temos um blog <missaoradical.blogspot.com>, um twitter <@jmfortaleza>, MSN e email. Estamos evangelizando também através dos meios de comunicação para alcançar e vencer as fronteiras. Há muito a fazer. É muito trabalho para pouco operário, mas com as mãos que temos levamos o serviço com amor. Propomos um método diferente de vida, nem melhor nem pior, apenas diferente. O jovem missionário ele tem que ser o diferencial. Contamos com você, seja um missionário, doe-se, olhe para além de você mesmo.

Por fim, deixo uma reflexão: Como anda a juventude na sua comunidade? Os grupos de jovens andam rezando por quem? Por eles mesmos? Pare e pense.

Entre em contato conosco, acesse o nosso blog, mande-nos um e-mail ([email protected]), venha participar da nossa escola de formação missionária e forme seu grupo.

Jovens Missionários, Sempre Solidários!