Pe. José Paulo de Abreu Filho

Ordenação Diaconal: 09/12/2022
Ordenação Presbiteral: 22/12/2023

Provisão:

– 24/12/2023 – Pe. José Paulo de Abreu Filho, Uso de Ordem na Arquidiocese de Fortaleza.

Histórico:

Filiação: José Paulo de Abreu e Maria das Graças de Oliveira Abreu

Paróquia de origem: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, Marechal Rondon, Caucaia (CE)

História vocacional

Por intermédio de minha mãe, desde os sete anos de idade comecei a participar da Santa Missa na minha Paróquia de origem, na época Área Pastoral. Todos os Domingos, 8h da manhã, meus irmãos e eu, junto com minha mãe, guardávamos o mandamento na Missa das crianças. Graças as Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, Irmãs Savinianas, na pessoa da Ir. Enide Porto de Souza, in memoriam, que colaboram até hoje na ação Pastoral catequética e educacional na comunidade, conheci a Igreja e concretizei meus sacramentos da Iniciação à Vida Cristã. Fui coroinha, coordenador dos coroinhas, catequista de Crisma e nessa caminhada, já na juventude, comecei a questionar e rezar o meu chamado vocacional. Aos 16 anos já queria ser Padre, sem mesmo entender com tal idade todo o processo vocacional. Perseverante, aos 19 anos procurei entender o que é necessário para entrar no seminário, e entrei. Depois de altos e baixos, mas convicto no meu chamado vocacional, e com apoio de muitos que acreditaram e acreditam na minha vocação, em 2013 procurei o promotor vocacional da Arquidiocese de Fortaleza, Pe. Raphael Maciel, que prontamente me acolheu. Ali, no Seminário Propedêutico da Arquidiocese, em cada encontro vocacional, junto com outros irmãos que também buscavam corresponder sua vocação, percebi a presença de Deus e em 2015 disse SIM a vontade a esse grande Amor que dia a dia vou encontrando nos quantos irmãos e irmãs que encontro nas pastorais, nas comunidades, nas visitas aos enfermos e mais ainda na Eucaristia.

• 05/03/2018 – ADMISSÃO ÀS ORDENS – Capela do Seminário Arquidiocesano São José – Teologia – Fortalza – CE;
  • 30/11/2019 – Seminário Arquidiocesano São José – Teologia – Fortalza – CE;
  • 28/11/2020 – ACOLITATO – Seminário Arquidiocesano São José – Teologia – Fortalza – CE;
  • 09/12/2022 – ORDENAÇÃO DIACONAL – Catedral Metropolitana de Fortaleza – CE;
  • 10/12/2022 – Uso de Ordem na Arquidiocese de Fortaleza;
  • 23/12/2022 – Provisão Diaconal para a Paróquia Nossa Senhora das Graças – Ideal, Aracoiaba – CE;
  • 22/12/2023 – Ordenação Presbiteral na Catedral Metropolitana de Fortaleza por Dom Gregório Paixão, OSB;
  • 24/12/2023 – Pe. José Paulo de Abreu Filho, Uso de Ordem na Arquidiocese de Fortaleza.