Diác. Guilherme Hermínio Januário Batista

Ordenação Diaconal: 13/07/2024 por Dom Gregório Paixão, OSB

Provisão:

– Provisão de Diácono para a Paróquia São Francisco das Chagas – Conjunto Jereissati II – Pacatuba – Diác. Guilherme Hermínio Januário Batista – 03/08/2024.

Histórico:

Paróquia de origem: Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Lagoa Seca, Pacajus

Lema: “Ut hostiam viventem” (Rm 12,1)

A vocação do sacerdócio entrou no meu horizonte enquanto realizava em Fortaleza um curso de bacharelado em Engenharia, participava de um grupo de oração e era catequista na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Pacajus. Recordo da graça fortificante que experimentava através dos sacramentos, Escrituras, Rosário, instrução na Doutrina da Igreja e nos escritos dos santos. Recordo também da dúvida a respeito do meu estado de vida e da minha vocação.

Lembro que foi importante para minha vocação avaliar as coisas sob o ângulo da eternidade, perceber que o negócio da salvação de almas era um dos melhores empreendimentos em que alguém poderia gastar sua vida. É uma verdade que perdemos de vista: a graça da participação na vida eterna é o melhor bem que podemos receber e ministrar em nome de Jesus Cristo. O amor ao próximo é o coração do Evangelho e não há nada mais gozoso do que associar-se ao sacerdócio de Cristo. Os leigos o são segundo o sacerdócio batismal, os ministros ordenados segundo o sacerdócio ministerial. Aos diáconos, porém, são impostas as mãos não para o sacerdócio, mas para o serviço na Diaconia da Liturgia, da Palavra e da Caridade (Lumen Gentium, n. 29).

Creio que minha jornada rumo ao sacerdócio só foi possível com uma maior participação na vida da Igreja, coisa que nos põe a serviço, nos faz perceber as necessidades das pessoas e ver em nós a possibilidade de alguma resposta. No meio de defeitos e desordens, todos somos abençoados com um ou outro talento e devemos frutificá-lo.

Fundamental na minha trajetória foi o testemunho e a generosidade de tantos sacerdotes dedicados ao Evangelho, em especial do meu pároco, Padre Christopher, Padre Pedro Barreto, padres formadores, padres do Estágio Pastoral, entre tantos outros presbíteros amigos. O exemplo dos nossos “dirigentes na fé” nos arrasta.

Em busca de um discernimento vocacional e ingresso no Seminário entrei em contato com o meu pároco e com a Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza, que tinha como promotor à época o Padre Rafhael Maciel. Tendo experimentado o período de formação do Seminário e a atividade pastoral de várias Paróquias (Paróquia São José Operário – Araturi, Paróquia São Francisco – Canindezinho, Paróquia São José – Passaré, Paróquia Nossa Senhora das Graças – Pindoretama e Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Guanacés), hoje caminho para a Ordenação Diaconal. Mistério de Deus – quero vivê-lo com alegria.

– Provisão de Diácono para a Paróquia São Francisco das Chagas – Conjunto Jereissati II – Pacatuba – Diác. Guilherme Hermínio Januário Batista – 03/08/2024.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais