Diác. José Roberto Barbosa Guilhermino

Ordenação Diaconal: 08/12/2023

Provisão:

– 10/12/2023 – Diácono José Roberto Barbosa Guilhermino, Uso de Ordem na Arquidiocese de Fortaleza;

– Provisão Diaconal – Diácono José Roberto Barbosa Guilhermino – Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Genibaú, Fortaleza 08.01.2024.

Histórico:

Lema: “Pela caridade, colocai-vos a serviço uns dos outros!” (Gl 5,13)

Paróquia de origem: Paróquia Santo Antônio de Pádua, Jardim Iracema, Fortaleza (CE)

Sou filho de José Maria Guilhermino de Oliveira e Jogilene Barbosa Menezes. O meu processo vocacional iniciou quando comecei a participar do grupo de coroinhas da minha paróquia de origem, logo após eu ter feito a minha primeira comunhão. Por meio desse serviço fui me aproximando cada vez mais da vida da Igreja. Com o passar dos anos fui me engajando em diversas pastorais e serviços como catequese, crisma, leitores.

Nos meus 14 anos já não tinha outra vida senão estar na igreja servindo a Deus na vida da comunidade! A proximidade com o sacerdócio do meu pároco Pe. Fantico (in memoriam) me levou a um encantamento pelo dom da vocação, a sua doação incansável pela vida pastoral, o cuidado para com os fiéis e pela evangelização, o zelo litúrgico e a transmissão verdadeira da catequese de nossa, foram motivos que me levaram a aprofundar o chamado que ressoava em meu interior. E partilhando com este sacerdote expressei o desejo de querer ser padre, de doar  a minha vida, de me parecer mais com Cristo.

Em 2013 aconteceu o trágico evento familiar da morte do meu irmão, que me levou a buscar com mais determinação a viver o chamado que Deus me fez. No ano de 2014, inicio os encontros vocacionais por meio da indicação do Pároco e no ano seguinte inicio o processo formativo na Arquidiocese de Fortaleza.