Diác. Henrique Melo Soares

Ordenação Diaconal: 08/12/2023

Provisão:

– 10/12/2023 – Diácono Henrique Melo Soares, Uso de Ordem na Arquidiocese de Fortaleza;

– Provisão Diaconal – Diácono Henrique Melo Soares – Paróquia São Pedro, Barreira 08.01.2024;

– Provisão de juiz auditor do Tribunal Eclesiástico do Ceará – Diác. Francisco William Lemos Chagas 24.01.2024.

Histórico:

Lema: “Me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça”. (Gl 1, 15)

Paróquia de Origem: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Jereissati I, Maracanaú (CE)

Henrique Melo Soares, filho de Luciano Barbosa Soares e Miriam Melo Soares, nascido em Fortaleza (CE), no dia 06 de maio de 1983, iniciou o seu caminho vocacional como coroinha e depois catequista na Paróquia Imaculado Coração de Maria, no bairro Henrique Jorge. Após o ensino médio, feito o discernimento vocacional, ingressou na Arquiabadia de São Sebastião da Bahia (Mosteiro de São Bento da Bahia) em 2005, sendo admitido ao noviciado beneditino no dia 22 de fevereiro de 2006.

Aprofundando o seu discernimento vocacional, deixou livremente o Mosteiro em 2008, regressando para Fortaleza. Tendo sua família mudado para o município de Maracanaú – CE em 2009, engajou-se na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Jereissati I, servindo em várias pastorais. Após discernimento vocacional acompanhado pelo pároco da época, o Revmo. Pe. Antônio Carlos do Nascimento e pela Promotoria Vocacional Arquidiocesana, ingressou no Seminário da Arquidiocese de Fortaleza em 2014, onde cursou Filosofia e Teologia pela Faculdade Católica entre os anos de 2015 a 2022.

No processo formativo passou por várias paróquias onde vivenciou a prática pastoral. Concluindo as etapas formativas, foi enviado em estágio de síntese/pastoral para o Município de Barreira – CE em 2023. Nesse mesmo ano, concluiu Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Matrimonial e Processual Canônico, pela Faculdade Católica de Fortaleza e Direito Patrimonial Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo (São Paulo – SP).