Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Arquidiocese de Fortaleza ganhará 15 novos Diáconos

Depois de um período de nove anos de formação 15 seminaristas serão ordenados Diáconos na Arquidiocese de Fortaleza próximo dia 9 de dezembro, às 18h30, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, em celebração presidida pelo arcebispo Dom José Antonio.

A cerimônia também será transmitida pelo Youtube da Arquidiocese de Fortaleza.

Conheça um pouco da história vocacional dos futuros Diáconos.

1- Dyrles Freire Marques

Idade: 36 anos

Filiação: José Severo Marques e Francisca Fátima Freire  Marques

Paróquia de origem: Paróquia de Santa Luzia,  Meireles

História vocacional.

Iniciei meu caminho de igreja no ano 2000, por meio do Grupo de oração  da Comunidade Católica Missionária Elohim, na paróquia Cristo Redentor. Em 2003 ainda participando de Grupo de oração, fui catequista de Primeira Eucaristia da Paróquia  Cristo Redentor, em 2009 comecei a participar dos grupos de oração  da Comunidade Católica Shalom, onde coordenei  alguns grupos e fui catequista de Crisma.  Em 2012 iniciei os encontros vocacionais diocesanos. Em 2014 ingressei no seminário propedêutico da Arquidiocese. De 2015 a 2017 cursei Filosofia. De 2018 a 2021 cursei Teologia. Atualmente estou em síntese pastoral com o pároco Padre José Aroldo da Paróquia São Francisco de Assis, Mangabeira – Eusébio.

2 – Ir. Edmilton de Almeida Lima, INJ

Idade: 42 anos

Filiação: Francisco Francimar Lima de Sousa e Raimunda Almeida de Sousa

Paróquia de origem: Paróquia de Cristo Redentor, Cristo Redentor

História vocacional:

De 2001 a 2008, participou ativamente da Renovação Carismática Católica (RCC).

Em 2010, ingressei no postulantado do Instituto Nova Jerusalém. Em 2011, recebi o hábito de noviço. Em 2013, professei os primeiros votos. Em 2016, professei os votos solenes. Em 2018, recebi o ministério de leitor. Em 2022, recebi o ministério de acólito.

3 – Evandro Meneses Barbosa de Jesus, CCSh

Idade: 29 anos

Filiação: Givanilson Barbosa de Jesus e Elivânia Barreto Meneses de Jesus

Paróquia de origem: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, Moita Bonita (SE), Arquidiocese de Aracaju, Sergipe

História vocacional

Desde muito cedo fui engajado na minha paróquia de origem, onde pude participar e servir nos grupos da Infância missionária, lugar também onde Deus foi alimentando o desejo de ser missionário. Na minha adolescência, conheci a Comunidade Shalom e reconheci através do apelo de Deus e do estilo missionário da comunidade que era a minha vocação. Aos 18 anos ingressei na Comunidade, fiz o postulantado em Aparecida- SP, o discipulado em Pacajus- CE. Passei pelas missões de Juazeiro do Norte- CE, Aquiraz- CE, Lugano, Suíça e Diaconia Geral (Aquiraz- CE). Ingressei no seminário no ano de 2014, fiz a minha formação acadêmica em Fortaleza e Lugano.

4 – Nome: Ir. Fabrício Wagner do Nascimento Cavalcante, INJ

Idade: 37 anos

 Filiação: Raimundo Fabiano de Lima Cavalcante e Luiza de Marilaque do Nascimento Cavalcante

Paróquia de origem: Paróquia Jesus, Maria, José, Antônio Bezerra

História vocacional

03/02/2006 Ingresso no Postulantado

29/01/2008 Ingresso no Noviciado Canônico

30/10/2010 Profissão de Votos Simples

30/01/2011 Renovação dos Votos Simples

01/01/2012 Renovação dos Votos Simples

01/01/2012             Envio para a Fundação de Vespasiano/MG

03/03/2013             Renovação dos Votos – 03 anos

27/11/2015             Instituído no Ministério de Leitor

30/09/2015             Posse como Mestre de Postulantes

02/04/2016             Profissão Solene de Votos

30/112016              Instituído no Ministério de Acólito

27/06/2016             Posse como Membro do Conselho da NJ

30/01/2018             Posse como Mestre de Noviços

10/02/2020             Transferência para a Fundação de Vespasiano/MG

 5 – Francisco Deusimar Andrade Albuquerque

 Idade: 31 Anos

Filiação: Francisco Deusimar Apoliano Albuquerque e Antônia Marileudes Andrade Albuquerque

Paróquia de origem: Paróquia Nossa Senhora da Paz, Aldeota

História Vocacional

Nascido em Sobral, a 09 de Junho de 1991, mudou-se para Fortaleza aos seis anos de Idade. Tendo concluído o Ensino Médio em 2008 e sendo aprovado no Curso de Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Ceará, sentiu chamado vocacional, ao qual procurou direcionar sua vida nesse sentido, deixando o Curso de Engenharia inconcluso no terceiro semestre. Após vivência missionária na Comunidade de Vida da Obra Lumen de Evangelização, já tendo concluído os cursos de Bacharel em Filosofia, pela Faculdade Católica de Fortaleza; Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará e cursando o Mestrado em Filosofia – concluído em 2017 – pela Universidade Federal do Ceará, deu entrada no Seminário Arquidiocesano Propedêutico, onde seguiu o ritmo normal da Formação Inicial em vista da ordenação prebiteral.

2017 – Ingressou no Seminário Propedêutico Dom Aloísio Lorscheider
2018 – Admissão às Ordens Sacras
2019 – Recebeu o Ministério de Leitor pelas mãos do Senhor Arcerbispo Dom José Antonio
2020 – Recebeu o Ministério de Acólito pelas mãos do Senhor Arcerbispo Dom José Antonio

6 –  Francisco Tiago Barroso Soares, CCSh

Idade: 34 anos

Filiação: Francisco Ociran Ferreira Soares e Celina Maria Barroso Soares

Paróquia de origem: Comunidade Católica Shalom, Paróquia São Vicente de Paulo, Dionísio Torres

História vocacional

Tive a graça de nascer em uma família católica e desde criança participar da vida da Igreja. Tive minha primeira experiência com Deus em um retiro de fim de semana do Grupo de jovens São Vicente em 2006, participando e servindo no grupo de jovens até 2008. Neste ano fiz meu seminário de vida no espírito santo na Comunidade Shalom e posteriormente a Crisma. Tive uma forte experiência na Crisma, de um chamado vocacional ao Carisma Shalom.  Fiz meu percurso vocacional no ano de 2009 e entrei na comunidade em 2010, partindo em missão para Florianópolis (SC).

No meu ano de formação comecei a sentir o chamado ao Sacerdócio, no desejo de “levar almas para o céu”. Após um novo caminho de discernimento, entrei no seminário em novembro de 2012.

Estudei a filosofia na Faculdade Católica de Fortaleza até 2015, logo depois fui de estágio pastoral em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, onde vivi uma forte experiência com a dimensão pastoral e com a paternidade espiritual. Após o estágio fui enviado a Roma para estudar a teologia e servir também a Comunidade, lugar onde atualmente vivo em missão.

Com muita alegria me preparo para as ordenação diaconal em vista levar a Paz onde a igreja e a humanidade necessite, certo que sou sempre sustentado pela graça e misericórdia de Deus. Que esse tempo de diaconato seja um constante movimento mariano que disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc 1,38)

7 – Francisco Wyradan Nascimento de Sousa, CCSh

Idade: 51 anos

Filiação: Francisco Loureto de Sousa e Maria Umbelina Nascimento de Sousa

Paróquia de origem: Imaculado Coração de Maria, Henrique Jorge

História vocacional

Sou Francisco Wyradan Nascimento de Sousa, sou missionário consagrado com promessas definitivas na Comunidade Católica Shalom, Comunidade de Vida.

Ingressei na Comunidade Shalom no ano de 2003, ainda na Comunidade de Aliança.

Em 2007, após pedido de minha parte, fui enviado à Terra Santa, mais precisamente para a missão de Nazaré, recém-fundada.

Em Nazaré passei a sentir uma forte atração ao sacerdócio, ao realizar o serviço ao altar, em auxílio aos frades franciscanos da Custódia da Terra Santa.

Retornando ao Brasil em 2009, fiz o processo de ingresso na Comunidade de Vida, consagrando-me em 2012 quando estava na missão de Setúbal, Portugal.

Nesta época já estava discernindo junto com a Comunidade o chamado que havia sentido em Nazaré ao sacerdócio, que perdurava e crescia.

Em 2013 me tornei seminarista e em 2014 iniciei os estudos de filosofia e em seguida cursei a teologia, concluindo a fase acadêmica em 2020.

Atualmente estou no período de preparação para a ordenação diaconal, residindo e servindo na Diaconia Geral, Aquiraz, CE.

Sou muito grato a Deus, à Comunidade, à minha família e a todos os que de alguma forma me auxiliaram neste caminho.

8- Gerdonnys Maia Rodrigues

Idade: 29 anos

Filiação: Antônio Liduíno de Freitas Rodrigues e Elizângela Honorato Maia Rodrigues

Paróquia de origem: Paróquia Jesus, Maria, José, Beberibe (CE)

História vocacional

Aos doze anos decidi ser padre. Com dezenove anos iniciei os encontros vocacionais na Arquidiocese de Fortaleza. Em 2014 ingressei no Seminário Propedêutico; De 2015 a 2017 Cursei Bacharelado em Filosofia, morando no Seminário São José de Filosofia; De 2018 a 2021 Cursei Bacharelado em Teologia, morando no Seminário de Teologia; Em 2022 fui enviado para o Ano de Síntese Vocacional, na Área Pastoral Santo Antônio de Pádua, Caiçara-Canindé.

9 – Hemerson Italo Mendonça Dias

Idade: 28 anos

Filiação: Marcos Aurélio Anastácio Dias e Maria Neuma Brito Mendonça Dias

Paróquia de origem: Paróquia São José, Lagoa Redonda

História vocacional:

Eu, Hemerson Italo Mendonça Dias, nasci em Fortaleza, (CE), no dia 23 de abril de 1994. Sou filho de Marcos Aurélio Anastácio Dias e Maria Neuma Brito Mendonça Dias. Tenho dois irmãos, sendo eu o filho do meio. Sou de uma família católica, temente a Deus e que tem seu alicerce no amor. O que sou hoje deve aos meus pais, que me educaram na fé, ensinaram o temor a Deus e a ser um homem que pauta sua vida no respeito, na caridade e na entrega sincera ao Senhor. Fui batizado no dia 8 de agosto de 1999, pelo Pe. Gilson Marques Soares, na Igreja Matriz de São José, Lagoa Redonda. Aos doze anos, no dia 17 de dezembro de 2006, recebi a primeira eucaristia pelo mesmo padre que me batizou. Sempre participei da vida da Igreja juntamente com a minha família, mas um engajamento mais profundo aconteceu quando chegou em nossa paróquia o Pe. Raimundo Leandro de Araújo (in memoriam), que conquistou a todos com o seu jeito simples e humano de se relacionar com suas ovelhas. Foi na Paróquia dele que recebi o sacramento da crisma. Foi a partir do sacramento da confirmação que comecei a sentir mais profundamente o chamado de Deus em minha vida. Tornei-me mais engajado na vida da Igreja e pude fazer um acompanhamento vocacional com o Pe. Leandro, que pôde orientar-me com os exemplos mais concretos da vida de um sacerdote, que se deixou interpelar pelo amor de Deus e entregou sua vida até o fim. Fui enviado ao seminário no ano de 2014, onde iniciei o processo formativo, tendo sempre a consciência do crescimento da fé, da maturação humana e na abertura sincera para ouvir sempre mais e melhor a voz de Deus. Todas as etapas formativas ajudaram bastante no meu crescimento e na minha resposta a Deus. Amadurecendo sempre na resposta ao chamado, na certeza de que o Senhor me chama avançar para águas mais profundas e no desejo de servir a Deus e a igreja, com o coração indiviso e entregue nas mãos do Senhor.

10- João Paulo Lima Cordeiro

Idade: 28 anos

Filiação: Adenizio Henrique Cordeiro e Valdenora Batista Lima

Paróquia de origem: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Pacajus (CE)

História vocacional

Nascido no dia 04 de dezembro de 1994, desde criança já dizia que seria padre ao crescer, brincava de rezar a missa e coisas do tipo.

Foi coroinha em sua paróquia de origem, Nossa Senhora da Conceição, em Pacajus, na qual também realizou o Encontro de Jovens com Cristo (EJC). Além disso, também participava do grupo de jovens da Comunidade Católica Shalom.

Em 2014, aos 19 anos ingressou no seminário Propedêutico da Arquidiocese de Fortaleza, em 2015 ingressou no Seminário São José de Teologia e em 2018 no seminário São José de Teologia.

Em 2022 foi enviado para realizar o processo de Síntese Vocacional na Paróquia São Miguel Arcanjo, Conjunto Novo São Miguel, no Bairro Parque Albano em Caucaia.

11 –  José Kleriston Hamilton Rodrigues

Idade: 38 anos

Filiação: José Hamilton Rodrigues (in memoriam) e Maria Iris Rodrigues Carvalho

Paróquia de origem: Paróquia São Pedro, Barra do Ceará

Nascido no dia 25/11/1984, natural de Fortaleza -Ce. Filho de José Hamilton Rodrigues (in memoriam) e Maria Iris Rodrigues Carvalho é o quarto de seis filhos. Iniciou o processo de conversão no ano de 1996 quando aos 12 anos de idade buscava os primeiros sacramentos da vida cristã, a saber: batismo, crisma e eucaristia. Depois da recepção desses três sacramentos no dia 22/12/1996 na capela Nossa Senhora de Fátima em uma missa presidida pelo padre Elton do Instituto Nova Jerusalém deu continuidade no processo de conversão através do engajamento em um grupo Nova Esperança pertencente a Renovação Carismática Católica. Com o passar do tempo e no serviço pastoral a sua paróquia que nesse período ainda era Área Pastoral da Barra do Ceará na administração do Pe. Lino Allegri vai adquirindo o amadurecimento na vivência eclesial. No ano de 2003, já tento na sua paróquia de origem a presença dos Frades Agostinianos Recoletos decide realizar uma experiência vocacional juntos com os Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento, popularmente conhecidos como Fraternidade Toca de Assis. Esse primeiro período vocacional se estendeu por seis anos. No ano de 2011 inicia um discernimento junto a diocese de Anápolis-GO. Nessa diocese realiza o propedêutico, o curso de filosofia no Seminário Maria Mater Ecclesiae (Legionários de Cristo) e o início do curso de teologia no Institutum Sapientiae (Ordem dos Cônegos Regulares da Santa Cruz). No ano de 2016 pede transferência para a arquidiocese de Fortaleza sua diocese natal, sendo aceito dá continuidade no seu processo vocacional no propedêutico, no ano seguinte é admitindo no curso de Teologia onde passa a residir no seminário são José – teologia. Realiza atividades pastorais, dentre outros afazeres próprio do estado de vida, na paróquia Mãe Santíssima (Passaré); Nossa Senhora das Graças e São Pedro (Tabuba – Caucaia); Área Pastoral São João Batista (Mucunã – Maracanaú) e Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Conjunto Ceará). Terminando o processo acadêmico nesse período de formação inicial começa o período de síntese no ano de 2021: nesse ano realiza na paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus (Chorozinho -CE) por um período de seis meses; e na paróquia Nossa Senhora da Penha e São Sebastião (Maranguape). No ano de 2022 continua no período de síntese na paróquia São Francisco de Paula (Aratuba -CE).

12 – Nome: José Paulo de Abreu Filho

Idade: 42 anos

Filiação: José Paulo de Abreu e Maria das Graças de Oliveira Abreu

Paróquia de origem: Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, Marechal Rondon, Caucaia (CE)

História vocacional

Por intermédio de minha mãe, desde os sete anos de idade comecei a participar da Santa Missa na minha Paróquia de origem, na época Área Pastoral. Todos os Domingos, 8h da manhã, meus irmãos e eu, junto com minha mãe, guardávamos o mandamento na Missa das crianças. Graças as Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, Irmãs Savinianas, na pessoa da Ir. Enide Porto de Souza, in memoriam, que colaboram até hoje na ação Pastoral catequética e educacional na comunidade, conheci a Igreja e concretizei meus sacramentos da Iniciação à Vida Cristã. Fui coroinha, coordenador dos coroinhas, catequista de Crisma e nessa caminhada, já na juventude, comecei a questionar e rezar o meu chamado vocacional. Aos 16 anos já queria ser Padre, sem mesmo entender com tal idade todo o processo vocacional. Perseverante, aos 19 anos procurei entender o que é necessário para entrar no seminário, e entrei. Depois de altos e baixos, mas convicto no meu chamado vocacional, e com apoio de muitos que acreditaram e acreditam na minha vocação, em 2013 procurei o promotor vocacional da Arquidiocese de Fortaleza, Pe. Raphael Maciel, que prontamente me acolheu. Ali, no Seminário Propedêutico da Arquidiocese, em cada encontro vocacional, junto com outros irmãos que também buscavam corresponder sua vocação, percebi a presença de Deus e em 2015 disse SIM a vontade a esse grande Amor que dia a dia vou encontrando nos quantos irmãos e irmãs que encontro nas pastorais, nas comunidades, nas visitas aos enfermos e mais ainda na Eucaristia.

13 -Rafael Nascimento Rocha

Idade: 34 anos

Filiação: Francisco Sarmento Rocha (in memorian) e Marilene de Sousa Moreira

Paróquia de origem: Paróquia São José, Lagoa Redonda

LEMA: Miserando até que elegendo – O olhou com misericórdia e o elegeu. (cf. Mt 9,9)

Histórico Vocacional:

Hoje com 34 anos, o seminarista nasceu na cidade de Fortaleza/CE aos 06/04/1988, filho de Francisco Sarmento Rocha (in memoriam) e de Marilene de Sousa Moreira. O seu chamado vocacional aconteceu paulatinamente com ações desenvolvidas na Comunidade Santa Edwiges, no Conjunto Curió, na Coordenação e como Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão (MESC). Um sentimento de cuidar dos outros foi sendo alimentado por essas ações. Mas também existia algo que ia e vinha à mente com frequência: “onde ou em que está o sentido da vida?”. Desse modo, com o passar do tempo, o Senhor o encontrou e Se mostrou como o sentido de toda a sua existência humana. Ingressou no Seminário da Arquidiocese de Fortaleza em 2014, estrutura que o ajudou demais em entender os desígnios salvíficos do Senhor. Em 2017 concluiu os estudos filosóficos e em 2021 os teológicos. Sua Paróquia de origem é São José, Lagoa Redonda. Durante o período de seminário desenvolveu seu serviço pastoral nas paróquias: 2015 e 2016 – Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Taquara) em Caucaia; 2017 – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Mondubim) e Capela Reitoria São Judas Tadeu (São Gerardo) em Fortaleza; 2018 – Paróquia Mãe Santíssima (Parque Dois Irmãos) em Fortaleza; 2019 – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Conjunto Alto Alegre) em Fortaleza. O estágio em preparação à Ordenação Diaconal, no ano de 2022, foi realizado na Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Croatá) em São Gonçalo do Amarante, tendo – o acompanhado o Pe. Rodrigo Almeida de Castro.

14 – Thiago Borges dos Santos

Idade: 33 anos

Filiação: Bernardone Maciel dos Santos  e Auriza Maria Borges Bernardino

Paróquia de origem: Paróquia Santa Luzia, Meireles

História vocacional

Minha vocação despertou na capela que frequentava perto da casa da minha avó na Barra do Ceará, onde em uma vigília Pascal não tivemos a presença do padre, porque ele tinha marcado na agenda com outra comunidade, sendo que a comunidade estava toda preparada para celebrar e ficamos sem saber o que fazer, naquele momento eu pensei comigo: que vontade de ser padre para poder celebrar este momento junto com este povo. Creio que neste momento Deus me fisgou, e daí em diante comecei a viver um processo de discernimento vocacional, onde procurei o padre Apolônio, que na época era pároco de Santa Luzia-Meireles, me acolheu e enviou para o seminário. Hoje posso me considerar um homem realizado, estando lugar onde deveria estar e fazendo aquilo que Deus sonhou para mim.

15- Nome: Vitor Aragão de Carvalho,CCSh

Idade: 31 anos

Filiação: Francisco Humberto de Carvalho Junior e Lucia Virgínia Reis Aragão de Carvalho

Paróquia de origem: Comunidade Católica Shalom na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Dunas

História vocacional: Tendo nascido em uma família católica fiz uma forte experiência com Deus no Acampamento de Jovens Shalom, em 2007. Depois deste evento eu não fui mais o mesmo, me tornando catequista de crisma e participando de um grupo de oração na Comunidade Católica Shalom. Fazendo este caminho, em 2008 participei pela primeira vez de uma ordenação sacerdotal, do Padre Denys Lima – CCSh, e ali senti fortemente o chamado a uma oferta total como sacerdote. Uma compaixão pelo povo que sofre como “ovelhas sem pastor” (Mt 9, 36). Me tornei missionário da Comunidade de Vida Shalom e entrei para o seminário, passando pelas missões de Salvador, Quixadá, Rio de Janeiro, Diaconia Geral e Roma. Sou muito feliz pelo chamado de Deus na minha vida e porquê Ele é o autor do chamado e de misericórdia em misericórdia me sustentou até aqui. Cumpra-se a tua vontade Senhor! Shalom!

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais