Orientações para as Celebrações Litúrgicas dos dias 8 e 9 de dezembro de 2023

O mestre de cerimônias da Arquidiocese de Fortaleza, padre Rafhael da Silva Maciel emitiu um comunicado para o clero com orientações para as missas do dia 8 de dezembro (Ordenação Diaconal) e dia 9 (24 anos de pastoreio de dom José em Fortaleza), ambas na Catedral Metropolitana.

*Celebração dia 8 de dezembro, 19h

Solenidade da Imaculada Conceição da Bem Aventurada Virgem Maria e Ordenações Diaconais de seminaristas da Arquidiocese de Fortaleza

Presidente da celebração: Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Administrador Apostólico da Arquidiocese de Fortaleza

Concelebrantes: Bispos e Presbíteros presentes

Formulário Litúrgico da Solenidade da Imaculada Conceição da Bem Aventurada Virgem Maria

Local para a paramentação dos Bispos, Padres, Diáconos e Seminaristas: Cripta (Capela).

Paramentos: Cor branca

– Os Bispos deverão levar mitra branca e túnica pessoal.

– Os Presbíteros deverão levar consigo túnica e estola branca pessoais.

– Apenas os Presbíteros e Diáconos que auxiliarão diretamente no presbitério utilizarão casula e dalmática, respectivamente.

– Os seminaristas que irão participar do serviço litúrgico deverão levar túnica branca.

– Não será autorizada, por motivo de espaço, a participação de outros que não sejam seminaristas das casas de formação da Arquidiocese, ou presentes nessa, ou candidatos ao diaconato permanente já instituídos.

– Os Diáconos presentes à celebração, bem como os ministros acólitos instituídos, auxiliarão na ministração da santa comunhão aos Presbíteros e distribuirão a santa Comunhão aos fiéis.

– Após a bênção final a procissão de encerramento seguirá um percurso menor e pede-se que todos os ministros ordenados e os demais componentes da procissão aguardem o Administrador Apostólico, para a despedida, na Cripta.

*Celebração dia 9 de dezembro, 9h

Missa em ação de graças pelos 24 anos do governo pastoral de Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques à frente Arquidiocese de Fortaleza

Concelebrantes: Bispos e Presbíteros presentes

Formulário Litúrgico da Missa de Ação de Graças

Local para a paramentação:

– Cripta: Bispos, Colégio de Consultores, os últimos Vigários Gerais e Episcopais, Pároco da Catedral

– Salão de festas da Catedral: Demais clérigos

– Sala interna próxima ao Salão de festas: Seminaristas

Paramentos: Cor branca

– Os Bispos deverão levar mitra branca e túnica pessoal.

– Os Presbíteros e Diáconos deverão levar consigo túnica e estola branca pessoais.

Fortaleza, 3 de dezembro de 2023
I Domingo do Advento