A Arquidiocese de Fortaleza está convidando todos os grupos da Igreja — pastorais, movimentos e organismos — para participarem da 17ª Festa da Vida, que será realizada no dia 14 de dezembro, das 9h às 15h, na Paróquia Santo Antônio de Pádua, localizada na Rua Alberto Ferreira, 230, bairro Jardim Iracema.
O convite é extensivo a todos, sem barreiras, em respeito à Palavra de Cristo: “Eu vim para que todos tenham vida.” (Jo 10,10)
A Festa da Vida é promovida desde 2009. Neste ano, a celebração tem como lema:
“Cuidar da casa comum celebrando a vida”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025. Trata-se de um chamado urgente para que, diante das inúmeras ameaças à vida, pessoas de diferentes religiões — e também aquelas sem fé religiosa — não permaneçam de braços cruzados.
Entidades da sociedade civil também são convidadas, já que a preservação da vida no planeta interessa a todos os seres vivos. Afinal, “a Terra é a casa de todos”. Como de costume, a cada ano a Festa acontece em um bairro diferente de Fortaleza. No futuro, há possibilidade de realização também em uma paróquia do interior.
ORIGEM DA FESTA
A Festa da Vida surgiu a partir da Campanha da Fraternidade de 2008, cujo lema foi: “Escolhe, pois, a vida”. A iniciativa nasceu com o propósito de celebrar o mundo criado por Deus e dar visibilidade às ações em defesa da vida, realizadas por grupos da Igreja e por movimentos da sociedade civil.
Desde a década de 1980, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiu a vida como diretriz central do plano pastoral da Igreja. Por isso, durante a Festa da Vida, os grupos têm a oportunidade de apresentar suas ações em defesa da vida ao longo do ano, por meio de exposições de cartazes, faixas, fotografias e outros materiais que ilustram campanhas, eventos e os resultados alcançados.
No entanto, os organizadores reconhecem que nem todas as ações têm resultados imediatos ou mensuráveis, mas são igualmente importantes como sementes de transformação.
MAIS INFORMAÇÕES
Durante o evento, haverá momentos de oração, reflexão, apresentações artísticas e gestos de solidariedade, como o almoço compartilhado — onde cada participante leva algo e todos repartem.
A participação é aberta, gratuita e inclusiva. Pessoas de todas as religiões, associações, grupos e movimentos sociais são bem-vindas.
Para mais informações e para participar da organização ou exposições, entre em contato com:
- Secretaria da Paróquia Santo Antônio de Pádua: (85) 3051-4657
- Zildete Queiróz: (85) 98865-7196
Texto: Ademir Costa – Jornalista