Arquidiocese de Fortaleza autoriza início do processo de reconhecimento de cinco Novas Comunidades

Momento de oração do Congresso das Novas Comunidades do Regional Nordeste 1 (2025) – Foto: divulgação

A Arquidiocese de Fortaleza deu mais um importante passo no acompanhamento das Novas Comunidades presentes em seu território pastoral. Na última quarta-feira, 3 de setembro de 2025, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gregório Paixão, OSB, autorizou formalmente o início do processo de reconhecimento do estatuto de cinco Novas Comunidades, conforme os critérios estabelecidos no recente documento orientativo publicado pela Chancelaria Arquidiocesana.

Receberam esta autorização as seguintes comunidades:

  • Comunidade Paz e Bem
  • Comunidade Católica Servos do Senhor
  • Comunidade Mãe Admirável
  • Comunidade Missionária Nossa Senhora Aparecida
  • Comunidade Católica Vinde a Mim

Essa autorização não equivale ainda ao reconhecimento canônico formal nem confere personalidade jurídica eclesial. No entanto, marca o início de um caminho oficial de discernimento e acompanhamento pastoral, doutrinal e disciplinar, conduzido em comunhão com a Arquidiocese.

Missa do Congresso das Novas Comunidades do Regional Nordeste 1 em 2025 – Foto: Comunidade Corpo Místico de Cristo

“Nosso desejo é valorizar os carismas autênticos que nascem no seio da Igreja, promovendo o discernimento necessário para que floresçam em comunhão, com responsabilidade e fidelidade ao Evangelho”, afirmou Dom Gregório Paixão, OSB.

Segundo o orientativo arquidiocesano, a autorização é concedida após visita para constatar os frutos pastorais de cada realidade, escuta atenta da história e espiritualidade, além da consulta a membros do clero nos locais onde as comunidades atuam. A decisão acolhe tais expressões de fé, as quais demonstram trajetória consistente e o desejo de viver o Evangelho em comunhão com a Igreja.

Caminho de fidelidade e discernimento

Pe. João Wilkes – Foto: divulgação

Em entrevista ao Serviço de Comunicação da Arquidiocese, o Pe. João Wilkes Rebouças, CCSh, delegado episcopal para o acompanhamento das Novas Comunidades, destacou que há atualmente cerca de 60 comunidades atuando em diferentes regiões da Arquidiocese, com variados graus de organização e maturidade.

“Temos comunidades que já têm caminhada de muitos anos, e outras que estão iniciando sua vida comunitária. A maioria ainda não possui nenhum tipo de reconhecimento eclesial, mas muitas estão em processo. A autorização dada por Dom Gregório representa o desejo da Arquidiocese de caminhar junto, de forma clara e transparente, com todas elas.”

Segundo o padre, desde abril de 2025, a Arquidiocese tem recebido uma média de um pedido de autorização por mês, o que demonstra o dinamismo evangelizador das comunidades e a necessidade de critérios sólidos para acompanhar essa realidade.

“Dom Gregório quer dar agilidade, mas também profundidade ao processo. Ele acompanha de perto cada etapa e conta com uma equipe que tem se dedicado com zelo e prudência”, completou Pe. João Wilkes.

Comunhão e missão: sinais do Espírito

As Novas Comunidades surgem, em sua maioria, como expressões da espiritualidade laical, animadas por um carisma específico e pelo desejo de servir à missão da Igreja com ardor, criatividade e fidelidade. São formadas por leigos, consagrados, casais e jovens que optam por uma vida comunitária de oração, missão e fraternidade.

Foto: Comunidade Corpo Místico de Cristo

Com esta autorização, a Arquidiocese de Fortaleza reforça seu compromisso com a vida eclesial autêntica, a espiritualidade enraizada na tradição da Igreja e a missão evangelizadora que se realiza nas mais diversas formas de consagração e serviço.

Que este caminho de discernimento e acompanhamento, agora oficialmente iniciado para essas cinco comunidades, seja vivido com humildade, alegria e obediência ao Espírito Santo, na certeza de que a Igreja é sempre lugar de acolhida, escuta e comunhão para todos os que buscam seguir Jesus com generosidade e entrega.

Respostas de 14

  1. E muito especial esse processo que marca um novo tempo na Arquidiocese de Fortaleza. Tempo de profunda gratidão ao Pai das misericórdias. Um caminho que vem sendo percorrido pelos membros destas Novas Comunidades. Quero expressar minha alegria junto à cada um desses irmãos. O olhar dos nossos pastores, sempre zelosos e cheios de esperança! A Dom Gregório Paixão, por este olhar paterno, Padre João Wilkes, por sua disponibilidade e generosidade, e a todos da equipe, que com solicitude se disporam a contribuir com serviço e comunhão. Louvado seja Deus por este tempo de graça!

  2. E muito especial esse processo que marca um novo tempo na Arquidiocese de Fortaleza. Tempo de profunda gratidão ao Pai das misericórdias. Um caminho que vem sendo percorrido pelos membros destas Novas Comunidades. Quero expressar minha alegria junto à cada um desses irmãos. O olhar dos nossos pastores, sempre zelosos e cheios de esperança! A Dom Gregório Paixão, por este olhar paterno, Padre João Wilkes, por sua disponibilidade e generosidade, e a todos da equipe, que com solicitude se disporam a contribuir com serviço e comunhão. Louvado seja Deus por este tempo de graça!

  3. Que o pai que enviou o filho que o filho revelou o pai e nos deixou o espírito santo Deus abençoe essas novas comunidades

  4. Me desculpem.
    Fiquei tão ansiosa, porque imaginei que minha comunidade servos da Cruz estaria entre essas cinco comunidades.
    Mas glória a Deus!
    Tudo no tempo do Senhor.
    Deus nos abençoe com saúde 🙏

  5. Gostaria muito de viver uma vida de celibatária. Totalmente consagrada ao senhor. Tenho 53anos. Meus filhos são adultos moram na cidade de angra do Reis RJ.eu estou Aki 6 meses em Pacajus. Ceara. . Na casa de um irmão. Mas tenho esse desejos viver numa comunidade ser toda de Jesus. Faço parte da paroquia Aki de Pacajus..estou Aki pois superei em Depressão após meu ex marido nos abandonar depois quase 25 anos de casados. Ele já refez casou se no civil mas eu não. Gostaria muito viver me doando pro irmãos . Fazer a vontade viver consagrada a Deus. Numa vida religiosa. Mas não posso. Então quem sabe uma oportunidade dessa novas comunidades me aceitar.

  6. Parabens a Dom Gregorio por està sabia decisao de acompanhar as novas comunidade para que caminhem EN sintonia con a igreja

  7. Eu vejo o crescimento dessas comunidades com preocupação, porque não é comunidades da união do povo oprimido, mas comunidades para oprimir o povo através do fundamentalismo religioso que prega um evangelho desatualizado da realidade. Eu fui uma missa em um domingo em uma dessas comunidades e não vi um pobre, o padre na homilia disse que tinha pobre besta inclusive.

  8. As novas comunidades mostram que o amor de Deus continua imensamente pelos filhos e atentos às suas necessidades. Nós do Conselho dos Grupos Esperança Viva, carisma ligado a Obra Social Fazenda da Esperança, comunica que nossos grupos acolhe todos com necessidades de ajuda, as famílias e demais comunidades, para problemática das drogas. Temos encontros semanais, aos sábados as 15:30h na Paroquia NS de Fátima na avenida 13 de maaio.

  9. Amém Que a Mãe de Deus a Virgem Maria Santíssima Cubra a todos nós com seu Manto Sagrado Abençoado Guardando Protegendo Iluminando Amém Aleluia Aba Pai Aleluia Amém beijossssss…

  10. Que a Mãe de Deus a Virgem Maria Santíssima Cubra a todos nós com seu Manto Sagrado Abençoado Guardando Protegendo Iluminando Amém Aleluia Aba Pai Aleluia Amém beijossssss…

  11. Graças a Deus, o carisma das novas comunidades ajudando a nossa amada Igreja Católica Apostólica Romana, a viverem plena comunhão sob a responsabilidade do servir a Deus dentro de uma espiritualidade fraterna. Um abençoado inicial procedimental por parte dos Responsáveis Diocesanos que farão o acompanhamento destas novas Comunidades, em oração por todos voces. Welington da Silva Dias

  12. Graças a Deus, o carisma das novas comunidades ajudando a nossa amada Igreja Católica Apostólica Romana, a viverem plena comunhão sob a responsabilidade do servir a Deus dentro de uma espiritualidade fraterna. Um abençoado inicial procedimental por parte dos Responsáveis Diocesanos que farão o acompanhamento destas novas Comunidades, em oração por todos voces. Welington da Silva Dias Juiz de Fora-MG

  13. Onde ficam essas comunidades?
    Comunidade Paz e Bem
    Comunidade Católica Servos do Senhor
    Comunidade Mãe Admirável
    Comunidade Missionária Nossa Senhora Aparecida
    Comunidade Católica Vinde a Mim

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais