Arcebispo reflete no editorial de novembro sobre o "Dia Mundial do Pobres" - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Arcebispo reflete no editorial de novembro sobre o “Dia Mundial do Pobres”

            Foi a partir do Ano da Misericórdia em 2015-2016, que o Papa Francisco propôs para toda a Igreja dispersa pelo mundo a celebração do Dia dos Pobres no XXXIII Domingo do Tempo Comum, o domingo anterior à Solenidade de Cristo Rei do Universo.

            Desde então, as comunidades eclesiais têm se manifestado com sensibilização e gestos concretos de solidariedade com os mais necessitados e carentes como expressão de humanidade e fé cristã.

            Neste ano, segundo de uma pandemia que tem feito muitas vítimas fatais e tantas outras mais pelas diversas carências na sua sobrevivência e dignidade no seio da humanidade.

            Assim o Santo Padre o Papa Francisco propôs para este ano 2021, através de mensagem diriginda a todas as pessoas, a partir da própria Igreja Católica, atenção às palavras de Jesus: “Pobres, sempre tereis entre vós.”  (Mc 14,7)  como um chamado a abrir os olhos e o coração para com os irmãos que são mais necessitados entre todos. E a partir desta sensibilidade a concretizar de muitas maneiras, respondendo às mais variadas necessidades, com gestos humanos e divinos de solidariedade. E “Não amemos só com palavras , mas com obras” (1Jo 3, 18)!

            Na tradição catequética da Igreja se resumem, com abertura de compreensão, não de modo exclusivo, as chamadas “obras de misericórdia materiais e espirituais”. Elas levam à abertura para as necessidades do próximo, dos “pobres que sempre teremos entre nós” (cf. Mc 14m 17), indo ao seu encontro com simpatia e fraternidade, e com o olhar mais profundo da fé, reconhecendo neles a presença do próprio Senhor que afirmou, diante de gestos de solidariedade ou de indiferença? “O que fizestes (ou não fizestes) ao menor dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes (ou não fizestes)”. (cf. Mt 25, 31-46)

            O cuidado dos pobres, a solidariedade com eles, a partilha de vida entre todas as pessoas humanas com mais igualdade, justiça e fraternidade, nunca será apenas algo a se acrescentar à convivência humana, mas razão mesma de sua dignidade e realização. E o cuidado a partir dos mais enfraquecidos, dos mais necessitados, dos empobrecidos de muitos modos, o único caminho verdadeiro para que isto aconteça.

            Da mensagem do Papa Francisco para este V Dia Mundial dos Pobres, destacamos: “8. «Sempre tereis pobres entre vós» (Mc 14, 7): é um convite a não perder jamais de vista a oportunidade que se nos oferece para fazer o bem. Como pano de fundo, pode-se vislumbrar o  antigo mandamento bíblico: «Se houver junto de ti um indigente entre os teus irmãos (…), não endurecerás o teu coração e não fecharás a tua mão ao irmão necessitado. Abre-lhe a tua mão, empresta-lhe sob penhor, de acordo com a sua necessidade, aquilo que lhe faltar. (…) Deves dar-lhe, sem que o teu coração fique pesaroso; porque, em recompensa disso, o Senhor, teu Deus, te abençoará em todas as empresas das tuas mãos. Sem dúvida, nunca faltarão pobres na terra» (Dt 15, 7-8.10-11). E no mesmo cumprimento de onda se coloca o apóstolo Paulo, quando exorta os cristãos das suas comunidades a socorrer os pobres da primeira comunidade de Jerusalém e a fazê-lo «sem tristeza nem constrangimento, pois Deus ama quem dá com alegria» (2 Cor 9, 7). Não se trata de serenar a nossa consciência dando qualquer esmola, mas antes contrastar a cultura da indiferença e da injustiça com que se olha os pobres.”

            Tudo no desejo que cada vez mais nas nossas Igrejas locais se torne realidade a busca dos pobres lá onde estão e não apenas a espera que nos venham buscar. E possamos nós mesmos dizer realmente que nós também somos pobres e necessitados, assim conseguiremos reconhecer que fazemos parte da mesma vida e caminho de salvação.

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques

Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Retiro prepara Diáconos para ordenação sacerdotal

Live formativa aborda temática da Campanha para a Evangelização 2021

juJuventude região São José

Juventude da Região Episcopal São José se reúne para encontro de espiritualidade

Assembleia Regional da Pastoral Vocacional/Serviço de Animação Vocacional é realizada em Caucaia

“Sinodalidade o caminhar do povo de Deus” em comunhão, participação e missão