Arcebispo recebe Superior Geral do Movimento de Schoenstatt

Em uma visita institucional que reforça os laços de comunhão na Igreja, o Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB, recebeu em sua residência episcopal, na tarde da última quarta-feira, 1º de outubro, o Padre Alexandre Awi, Superior Geral do Movimento de Schoenstatt. O encontro contou também com a presença de Moysés Azevedo, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom, e de João Wilkes Rebouças Chagas Júnior, CSSh, Delegado episcopal para as novas comunidades. 

Pe. Alexandre Awi e Dom Gregório Paixão,OSB. Foto: Sercom/ ArqFor

Durante o encontro, os temas centrais foram a evangelização, a atuação do Movimento de Schoenstatt e os diversos cenários de evangelização pelo mundo onde o movimento está presente.

Dom Gregório expressou seu apoio à iniciativa, afirmando: “Agradecemos pela visita e reforçamos a importância deste movimento mariano, que realiza um trabalho tão positivo onde quer que leve o anúncio do Evangelho”.

Dom Gregório conversa com Pe. Alexandre Awi sobre e evangelização. Foto: Sercom/ ArqFor

 Por sua vez, o Padre Alexandre Awi partilhou a contribuição espiritual de sua comunidade: “O caminho que Schoenstatt pode ensinar para a Igreja é um caminho de educação da fé. Acredito que podemos ajudar a Igreja a ser cada vez mais mariana, ou seja, uma Igreja com as atitudes de Maria: firme e terna ao mesmo tempo, maternal, capaz de acolher e misericordiosa, aberta a todos; uma Igreja que traz Cristo mais próximo das pessoas”.

Perfil do Padre Alexandre Awi e a Espiritualidade de Schoenstatt

O Padre Alexandre Awi Mello, nascido no Rio de Janeiro, é o Superior Geral do Movimento de Schoenstatt. Ordenado sacerdote em 2001, pertence ao Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt. Antes de sua eleição como Superior Geral em 2022, ocupou o cargo de Secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida no Vaticano, de 2017 a 2022. É doutor em Mariologia e possui notável trajetória acadêmica e pastoral.

Schoenstatt é um movimento internacional de renovação religiosa e espiritual fundado na Alemanha em 1914 pelo Padre José Kentenich. Sua espiritualidade central gira em torno de uma “Aliança de Amor” com a Virgem Maria, reconhecida como “Mãe e Victoriosa Três Vezes Admirable de Schoenstatt” (MTA), visando a transformação interior para a formação de “homens novos” e uma “comunidade nova”.

Romaria da Mãe Rainha e vencedora três vezes admirável reúne multidão na cidade de Mauriti, no Ceará. Foto: Diocese de Crato.

No Ceará, a devoção a Nossa Senhora de Schoenstatt manifesta-se com vigor. Na cidade de Mauriti,  localizada no interior do estado, realiza-se anualmente a “Romería de la Madre y Reina”, um evento que já dura 25 anos e reúne milhares de fiéis em peregrinação ao Santuario Parroquial de Schoenstatt local. Na última edição, em julho, aproximadamente 10.000 pessoas participaram da celebração, que contou com a presença do bispo diocesano e demonstrou as raízes profundas que a espiritualidade de Schoenstatt fincou na região.

A agenda do Padre Alexandre Awi em Fortaleza também inclui compromissos na Comunidade Católica Shalom, instituição com a qual o Movimento de Schoenstatt possui histórico de ações evangelizadoras conjuntas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais