“ANO DA ESPERANÇA”

Após celebrarmos o ANO DA FÉ, que estaremos para concluir juntamente com o Santo Padre Francisco no próximo dia 24 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, estaremos iniciando na Arquidiocese de Fortaleza um ANO DA ESPERANÇA, nas comemorações do Jubileu Centenário da Arquidiocese de Fortaleza.

Para tal nos orientará a encíclica do Papa Emérito Bento XVI, Spe Salvi – Salvos pela Esperança, e os estímulos missionários do Santo Padre Francisco. Para encerrar o primeiro ano do tríduo e abrimos o segundo, nos encontraremos na Catedral Metropolitana de Fortaleza para a Santa Missa de encerramento do Ano da Fé e abertura do Ano da Esperança dia 22 de novembro de 2013 – sexta-feira, às 19h00min.

“Na fé, dom de Deus e virtude sobrenatural por Ele infundida, reconhecemos que um grande Amor nos foi oferecido, que uma Palavra estupenda nos foi dirigida: acolhendo esta Palavra que é Jesus Cristo – Palavra encarnada -, o Espírito Santo transforma-nos, ilumina o caminho do futuro e faz crescer em nós as asas da esperança para o percorrermos com alegria. Fé, esperança e caridade constituem, numa interligação admirável, o dinamismo da vida cristã rumo à plena comunhão com Deus.” (Lumen Fidei, 7 – Papa Francisco)

Convocamos a todos os sacerdotes diocesanos e religiosos em nossa Arquidiocese, com os fiéis religiosos e leigos representantes das comunidades, para participar deste momento tão significativo em que nos uniremos como Igreja Particular a todas as Igrejas na comunhão com o Papa nas comemorações do Jubileu de 50 anos do Concílio Vaticano II.

Aproveitando as solenes celebrações do dia 24 de novembro– Domingo – SOLENIDADE DE CRISTO REI – as paróquias e comunidades todas da Arquidiocese de Fortaleza também façam o encerramento do ANO DA FÉ, em comunhão com o Santo Padre e com toda a Igreja.

A programação do mesmo Ano da Esperança na Arquidiocese de Fortaleza será oportunamente divulgada. A ela se acrescentarão nas paróquias, áreas pastorais, comunidades, movimentos e associações eclesiais outras atividades.

Assim o Papa Bento XVI abriu sua Carta Encíclica: 1. « SPE SALVI facti sumus » – é na esperança que fomos salvos: diz São Paulo aos Romanos e a nós também (Rm 8,24). A « redenção », a salvação, segundo a fé cristã, não é um simples dado de fato. A redenção é-nos oferecida no sentido que nos foi dada a esperança, uma esperança fidedigna, graças à qual podemos enfrentar o nosso tempo presente: o presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceite, se levar a uma meta e se pudermos estar seguros desta meta, se esta meta for tão grande que justifique a canseira do caminho. E imediatamente se levanta a questão: mas de que gênero é uma tal esperança para poder justificar a afirmação segundo a qual a partir dela, e simplesmente porque ela existe, nós fomos redimidos? E de que tipo de certeza se trata?

… Assim, a Carta aos Hebreus liga estreitamente a « plenitude da fé » (10,22) com a « imutável profissão da esperança » (10,23). De igual modo, quando a Primeira Carta de Pedro exorta os cristãos a estarem sempre prontos a responder a propósito do logos – o sentido e a razão – da sua esperança (3,15), «esperança» equivale a «fé».”

Após um ANO DA FÉ um ANO DA ESPERANÇA.

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques

Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Uma resposta

1. Somos do Encontro Matrimonial Mundial Brasil e gostaria de receber o símbolo do ano da Esperança, para preparar o slogan da nossa Assembleia Diocesana que realizar-se-a nos dias 25 e 26 de janeiro próximo. .
    2014, será um ano de muita Esperança para nós que acreditamos no amor de casal e que a célula da sociedade é a FAMILIA. Obrigado pelo apoio da nossa Arquidiocese na pessoa do nosso Bispo Dom José. Um abraço fraterno, Antonio e Silvana