[Editorial – setembro 2015] “Simpósio Arquidiocesano no Jubileu Centenário da Arquidiocese de Fortaleza – Ano da Caridade”

Editorial – setembro 2015

Concluindo o triênio na celebração do Jubileu Centenário da Arquidiocese de Fortaleza, estamos vivendo o ANO DA CARIDADE. Nos anos anteriores celebramos o ANO DA FÉ com toda a Igreja por determinação do Papa Bento XVI no ano 2013, a este se seguiu na Arquidiocese de Fortaleza o ANO DA ESPERANÇA (2014), com o envolvimento de toda a Igreja Arquidiocesana. Estamos celebrando no mesmo ANO JUBILAR CENTENÁRIO DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA – ANO DA CARIDADE neste ano 2015.

Um lema nos tem motivado no desenvolvimento das comemorações: “Levados pela Caridade de Cristo” (cf. 2Cor. 5, 14).

Em cada um destes anos tivemos um Simpósio Arquidiocesano com representações das forças vivas da Igreja Arquidiocesana para aprofundar em reflexões, oração e partilha os temas do ano. Assim no Ano da Fé, motivou-nos a proposta do Papa Francisco.  Foi com sua Carta Encíclica Porta Fidei, isto é Porta da Fé, que o Santo Padre fez esta convocação e espera, como ele mesmo afirmou, “particular reflexão e redescoberta da fé”. No Ano da Esperança tivemos como lema e estímulo a própria Palavra de Deus: “A Esperança não decepciona, pois o Amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5).

Neste Ano Jubilar – Ano da Caridade: “Levados pela Caridade de Cristo” (2Cor. 5, 14). O Simpósio Arquidiocesano procurará a partir da própria Palavra de Deus, depois dos ensinamentos da Igreja aprofundar a compreensão da Caridade diante dos desafios e estímulos para a evangelização em nossos dias. Assim o lema do Jubileu Arquidiocesano procura responder a: Nova Evangelização em Novos Tempos.

Reconhecemos em ação de graças que tudo o que somos e fazemos não vem de nossas forças humanas, mas do Amor de Deus derramado em nossos corações, da Caridade de Cristo que nos impulsiona. A Igreja é a manifestação concreta e histórica desta Caridade que une em comunhão a humanidade de irmãos filhos do único Pai.

Tomamos consciência de nossa limitada correspondência às graças recebidas e é também oportunidade de pedido de perdão e disposição sincera de conversão e maior empenho na missão à qual a Caridade de Cristo nos constrange.

Novo ardor na evangelização. A Igreja evangeliza-se para evangelizar, vive para testemunhar, busca sua coerência com o Evangelho para anunciá-lo a todos com a alegria que Ele dá. Testemunho pela sua própria existência e missão: a Fé que ilumina a vida, a Esperança que estimula sua ação, a Caridade que lhe dá a forma, o modo de ser e que a leva a dirigir-se a todos com a alegria do Evangelho.

Nos dias 19 e 20 deste mês de Setembro estará a Arquidiocese de Fortaleza reunida em Simpósio – o Simpósio da Caridade. No mês de Outubro estará toda ela em especial missão evangelizadora em todas as suas Regiões. No mês de Novembro, comemorativo jubilar – a Arquidiocese de Fortaleza foi criada no dia 10 de Novembro de 1915 – viveremos a grande Ação de Graças (Semana Eucarística) em todas as comunidades eclesiais nos dias 7 a 12, concluindo com a Celebração Eucarística no dia 13 de Novembro – sexta-feira – no CEU – Condomínio Espiritual Uirapuru – Bairro Dias Macedo em Fortaleza, às 17 horas, com a representativa presença de toda a Igreja Católica no Ceará – filha desta Igreja Mãe Arquidiocesana de Fortaleza.

Assim rezamos a Oração do Ano Jubilar da Arquidiocese de Fortaleza:

Ó Deus Pai, Filho e Espírito Santo,

nós Vos damos graças e Vos bendizemos

por tantas maravilhas que concedestes

à vossa Igreja nesta Arquidiocese de Fortaleza,

nos cem anos de sua ação evangelizadora.

Levados pela Caridade de Cristo,

somos convocados a testemunhar com Fé,

Esperança e Caridade, na Justiça e na Paz,

o Batismo que nos lavou,

o Sangue que nos deu nova vida,

o Espírito que nos ungiu.

Anunciando a Boa Nova em Novos Tempos,

continuaremos a sair em missão.

Sensíveis aos clamores e necessidades de nossos irmãos,

guiados e iluminados pelo vosso Espírito,

na misericórdia que nos vem de Vós,

queremos responder às urgências

da ação evngelizadora da Igreja no Brasil,

na formação do povo de Deus,

construção do vosso Reino.

Senhora da Assunção, nossa Mãe;

São José, nosso Padroeiro,