Brasão da Arquidiocese de Fortaleza

A vida em melhores mãos

A esperança vai além do otimismo e do encantamento, comum e normal tendo da visão de criaturas humanas iluminadas, quando simplesmente se aguarda e se espera coisas melhores. Essa compreensão ou concepção alegre pode encontrar sua origem no comportamento otimista, numa exuberante confiança, mas, por vezes, num comedimento, autodomínio ou compostura superficial.

A verdadeira esperança encontra seu cerne, quando se vislumbra garantia de respeito para com a vida, em toda sua profundeza, tendo como fundamento, o absoluto, o mundo restaurado e pacificado, na promessa de Deus, pelo mistério indizível da ressurreição de Cristo. Que cada leitor possa refletir sobre a esperança verdadeira, não fruto do próprio esforça humano, mas no dom do Espirito de Deus, tendo sua perceptível consistência num projeto de paz, num entranhamento íntimo e sereno, firmemente inclinado aos bens futuros, apesar de tudo que se possa acontecer. Também quando se assume combater toda e qualquer pessimismo.

A esperança quer ser, de outro modo, a capacidade das pessoas nunca se tornarem amarguradas e rancorosas, na mais irrestrita confiança de que a vida da criatura tem sua razão existencial, colocada nas mãos de Deus. Significa esperar, igualmente, na convicção de que a vida deste mundo, a partir das melhores mãos, querendo Deus o bem de cada pessoa humana e o bem de todos. Esperança, sim, na qual brilha o sol verdadeiro, com todo seu esplendor, penetrado dentro em nós, pelo Santo Espírito de Deus, no seu resplandecente fulgor.

A fé pede fascínio e encantamento, pede coragem e confiança. Pede expulsão da indiferença displicente e distraída. A fé consequente se traduz em amor, terno e ardoroso, num amor muito verdadeiro, ao alavancar e proporcionar paz, simplesmente extasiado, por acreditar e esperar, em um Deus que quer o bem-estar e regozijo de todos e cada um, com a vida em melhores mãos. Sustentados pela esperança e despojados de tudo que não convém, no sonho da luminosidade da glória do Pai, na Luz que a todos ilumina, Luz como fonte da vida, mais do que o dia, todo iluminado!

*Padre Geovane Saraiva – Pároco de Santo Afonso, blogueiro, jornalista, escritor, poeta e integrante da academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF).

Foto: Vatican News

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais