A trilogia cristã e a formação na ação - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

A trilogia cristã e a formação na ação

A Palavra, a Liturgia e a Caridade são dimensões constitutivas da Igreja, pois expressam a identidade, a vida e a missão de Jesus Cristo e dos discípulos que o amam, o seguem e o servem. Integradas entre si de forma indissociável, a Palavra encarnada é Jesus Cristo, Profeta revelador do Pai. Cristo, Senhor e Salvador, Sacerdote, Cabeça e Pastor da sua Igreja, na sagrada Liturgia, e de forma singular na Eucaristia, Cristo Salvador vive o Memorial da sua vida, paixão, morte e ressurreição e, em seu Mistério celebrado, agrega, forma, nutre e santifica os membros de seu Corpo. Cristo, Rei Pastor, em sua missão evangelizadora, constrói o Reino de Deus, integrando os seus discípulos no serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

Essas dimensões constitutivas da Igreja foram ilustradas nas intuições fundamentais do Concílio Vaticano II: – A Igreja, povo de Deus reunido em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Lumen Gentium), obediente à Palavra de Deus, revelada e acolhida na fé (Dei Verbum), celebra o Mistério de Cristo na Sagrada Liturgia (Sacrosanctum Concilium), para a salvação da humanidade (Gaudium et Spes). – Trata-se de um processo permanente de conversão à verdade de Jesus Cristo, da Igreja e do homem, visando o Reino de Deus e a transformação da história.

As intuições fundamentais do Concílio Vaticano II, presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) devem ser organizadas e articuladas nas práticas da vida cristã, em nossas comunidades eclesiais. 1. A Igreja toda ministerial, em missão evangelizadora, anuncie o Evangelho da Salvação. 2. A Igreja, casa de iniciação à vida cristã forme e acompanhe os cristãos na fé. 3. A Igreja seja casa de animação bíblica, catequética e litúrgica de toda ação evangelizadora e pastoral da vida cristã. 4. A Igreja seja comunidade de comunidades. As atividades realizadas em equipes, em redes de comunhão e participação, somem forças e repartam as tarefas nas realidades locais. 5. A Igreja defenda e promova a dignidade da vida para todos. As pastorais sociais expressem a caridade cristã serviçal, integrando os valores da fé com a realidade da vida e com os seus desafios.

A ação evangelizadora deve assegurar a pastoral orgânica e de conjunto. A Igreja, Corpo de Cristo, organize e articule suas funções, integrando-as nos diversos ministérios e serviços, como um organismo sadio, desenvolvendo funções distintas, mas, conjuntas, onde semelhanças e diferenças se complementam. Atividades não podem ficar soltas, dispersas. Equipes formadas por pastorais, serviços e ministérios leigos, elaborem com o pároco um projeto integrador, priorizando a formação e a vivencia sistemática da mistagogia cristã, prerrogativa para toda ação evangelizadora e pastoral! O acompanhamento do pároco e dos representantes dos seus conselhos paroquiais articulem, promovam, avaliem as ações da Palavra, Liturgia e Caridade.

O axioma da Tradição da Igreja explicita a mistagogia cristã: “o que nós cremos, a fé revelada na Palavra, é celebrada na Sagrada Liturgia e vivida na vida cristã, na Caridade”. A Palavra de Deus, revelada na fé, é celebrada no Memorial da Eucaristia, é vivida na Caridade, nas expressões que defendem e promovem a dignidade da vida humana. O que a alma é para o corpo, o cristão para o mundo. Cristãos e cidadãos, enfrentaremos desafios, ameaças e oportunidades para desenvolver a ação evangelizadora e pastoral, em relação à Palavra, à Liturgia e à Caridade.

Em vista da formação sistemática dos fiéis em relação à Palavra de Deus, à Catequese e à Moral cristã, inspiradas na mistagogia cristã, a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos publicou o Diretório Homilético (29. 06. 2014), contendo o roteiro catequético, litúrgico e sacramental, seguindo as leituras apropriadas dos ciclos litúrgicos das Celebrações Eucarísticas dominicais. Cabe aos celebrantes e às respectivas equipes litúrgicas elaborar e adaptar pedagogicamente os roteiros que obedecem ao processo formativo da iniciação cristã.

A Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, ofereceu-nos o “Itinerário Catequético, iniciação à vida cristã, um processo de inspiração catecumenal” (Ed. CNBB, 2014). Correspondendo ao processo de formação cristã, caberá ao pároco e às suas equipes, adaptar e elaborar e concretizar a aplicação sistemática das orientações bíblico-catequéticas, oportunas e indispensáveis para o percurso de formação na ação, a ser vivido nas diversas realidades.

+ Aldo di Cillo Pagotto, sss – Arcebispo emérito da Paraíba

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Festa de São Francisco de Assis em Cascavel: um festejo guardado na memória e no coração dos cascavelenses.

Papa pede orações pela Igreja, para abraçar o diálogo e a escuta através do Sínodo

Superiora geral das religiosas Scalabrinianas visita Fortaleza

POM e Rádio Aparecida lançam podcast da Novena Missionária 2023

Diocese de Crateús celebra 60 anos de criação, nesta quinta, 28