No próximo dia 7 de outubro, terça-feira, às 19h, crianças de Fortaleza e região se unirão a pequenos fiéis de todos os continentes na campanha global “Um Milhão de Crianças Rezam o Terço pela Paz”. A iniciativa, promovida pela fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), chega à sua 20ª edição em 2025 com o objetivo de formar uma grande onda de oração liderada pelas crianças.
Em Fortaleza, a maior ação será realizada na Igreja do Ressuscitado que Passou pela Cruz, da Comunidade Católica Shalom, localizada no município de Aquiraz. O evento, marcado para as 19h, é aberto a todos os que desejarem levar suas crianças e suas famílias. A data coincide com a festa de Nossa Senhora do Rosário.
A campanha nasceu em 2005, em Caracas, na Venezuela, inspirada por uma frase atribuída a São Padre Pio: “Quando um milhão de crianças rezarem o Rosário, o mundo mudará”. O presidente internacional da ACN, cardeal Mauro Piacenza, destacou a relevância da edição deste ano. “A campanha responde ao anseio cada vez mais urgente por paz e unidade em um mundo ferido por divisões, conflitos e sofrimentos”, afirmou. Ele descreveu o Rosário como “um oásis de contemplação” e um “caminho suave e forte que nos conduz ao coração do Evangelho”.
O padre Anton Lässer, assistente eclesiástico da ACN Internacional, ressaltou o poder especial da oração das crianças. “As orações das crianças têm um poder especial diante de Deus – um poder capaz de romper barreiras, curar feridas e trazer luz à escuridão”, disse.
Nos últimos dois anos, a iniciativa ultrapassou a marca simbólica de um milhão de participantes registrados. A participação é livre, e grupos são incentivados a se inscrever no site oficial da campanha, onde estão disponíveis materiais de apoio em vários idiomas. Paróquias, escolas, movimentos e famílias são convidados a se unir em oração, criando, nas palavras do padre Lässer, “uma onda de fé e esperança que percorre o mundo, brotada do coração das crianças”.
O cardeal Piacenza convidou pais e responsáveis a se unirem à oração com seus filhos, para que “o mundo inteiro seja abraçado por esta coroa de luz”. Neste Ano Jubilar da Esperança, a ACN reforça que “o Santo Rosário continua sendo um caminho seguro e confiável de paz”.
Com informações do portal Vatican News do Brasil.