Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

41ª Assembleia Geral Ordinária do CNLB promove reflexão sobre a profecia do laicato, nos dias 8 a 11 de junho

Entre os dias 8 e 11 de junho de 2023, a arquidiocese de Olinda e Recife sediará a 41° Assembleia Geral Ordinária (41° AGO) do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), no Centro Mariápolis Santa Maria, em Igarassu (PE). A iniciativa reunirá 215 participantes, vindos dos 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estando representadas 87 dioceses e 15 movimentos eclesiais nacionais.

O encontro tem como objetivo rezar a profecia dos cristãos leigos e das cristãs leigas e irá refletir sobre a evangelização nas comunidades a partir de temas importantes, a exemplo do diálogo entre fé, educação e cultura, o protagonismo das juventudes, dentre outros.

“Uma assembleia é sempre momento oportuno de avaliação e reflexão da caminhada, bem como de celebração dos avanços e desafios que experimentamos em nossa missão de organizar e representar o laicato no Brasil. Esta Assembleia, porém, se reveste de outros elementos que a tornam histórica”, afirma o CNLB.

O tema escolhido para pautar todo o processo de construção da 41° AGO é “A profecia do laicato”. Este tema foi proposto dentro do itinerário do jubileu de 50 anos do CNLB: profecia (2023), testemunho (2024) e memória (2025), cada ano com um tema central para ser celebrado nas atividades do organismo.

O lema iluminador da Assembleia “Cristãs leigas e leigos: Não deixemos morrer a profecia”, é uma citação direta de dom Helder Câmara, que foi arcebispo de Olinda e Recife, no período de 1964 a 1985. Já a iluminação bíblica da Assembleia, tirada do Evangelho de Lucas “Ele me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres” (4,18), se comunica intimamente com o lema e constitui um chamado que ecoa constantemente para que o CNLB renove sua vocação profética de transformação da sociedade, vocação privilegiada.

“Lema e iluminação marcaram profundamente o processo de construção da metodologia e liturgia desta Assembleia, privilegiando a dimensão orante e celebrativa, com momentos que facilitarão a reflexão de vida e missão e que possibilitarão encontros e partilhas na grande festa do laicato do Brasil”, afirma o CNLB.

Identidade visual

O cartaz da Assembleia foi idealizado pelos leigos Isaías Araújo e Yves de Lima Justino, ambos da cidade de Natal (RN). Segundo os autores, os elementos que compõem a arte dialogam com a diversidade de Igreja e seus aspectos teológicos fundamentais. Além disso, o visual faz referência à cultura do estado de Pernambuco com uma paleta de cores extraída da logo do CNLB e do Ano Vocacional da Igreja no Brasil.

Sobre seus sentidos e significados – 1. Bandeiras coloridas anunciam as festas juninas junto à logo do CNLB;
2. Destacado ao centro o número e título da assembleia;
3. Compondo a imagem principal temos o sol amarelo do amanhecer e o sol alaranjado do entardecer; a cruz peitoral de dom Helder Câmara; e em linha várias pessoas que compõe a diversidade da igreja (as imagens não tem rosto para demonstrar a subjetividade dessas pessoas).
4. Em marca d’água temos a silhueta do Papa Francisco e dom Helder Câmara olhando para fora, para além, o olhar da Igreja em saída. Esses elementos estão mais claros para demonstrar que mesmo não estando presentes fisicamente os mesmos compõem a nossa caminhada.
5. Por fim as informações do encontro: lema, iluminação bíblica data e local.

Coletiva de imprensa

O CNLB e a arquidiocese de Olinda e Recife convidaram os profissionais de comunicação para participar de uma coletiva imprensa de apresentação da 41ª Assembleia Nacional do Laicato do Brasil, no dia 7 de junho, às 10h30. Durante a entrevista serão apresentados os detalhes da organização, estrutura e programação do encontro, que é um dos maiores eventos para os leigos e as leigas da Igreja no Brasil.

A coletiva será transmitida via redes sociais do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), para todos os Cristãos Leigos do Brasil.

Com informações do CNLB

Fonte: CNBB