O nono mês do Ano Santo está sendo concluído com mais um jubileu temático dos catequistas, formadores espirituais e familiares: de 26 a 28 de setembro eles estarão reunidos em Roma para três dias intensos de atividades.
A programação oficial do Jubileu dos Catequistas começa nesta sexta-feira, 26/09, mas a maioria dos participantes já se encontra na capital italiana. Serão três dias intensos de atividades, inclusive com dois encontros com o Papa Leão XIV e transmissão ao vivo, com comentários em português, pelos canais do Vatican News.
Do Brasil participará 228 catequistas, 120 deles mobilizados pela Comissão Episcopal para Animação Bíblico Catequética da CNBB. O assessor da Comissão, padre Wagner Carvalho destaca que a participação dos catequistas brasileiros no Jubileu em Roma expressa a comunhão e representa também a vivacidade do que é a catequese na Igreja no Brasil.
“O Jubileu gerou uma adesão muito grande de catequistas. É um momento muito rico que enriquece a vocação de nossos catequistas e, sobretudo, fortalecem aqueles que participarão que voltarão para suas comunidades e dioceses e renovarão a esperança também em quem ficou”, disse.
No próximo domingo, 28, o Papa Leão XIV instituirá o ministério de catequista na missa para 39 catequistas de 16 países. Entre eles, estarão dois brasileiros serão instituídos no ministério em celebração com o Santo Padre.
Além da peregrinação e passagem pela Porta Santa, estão previstos dois encontros com o Papa Leão XIV, com transmissão ao vivo dos canais do Vatican News e comentários em português: no sábado, 27/09, durante audiência jubilar e no domingo, 28/09, quando o Pontífice irá presidir a missa com instituição de 39 novos catequistas. Ambas celebrações começam às 10h do horário local, 5h do horário de Brasília.
A delegação de brasileiros em Roma
Um dos brasileiros presentes em Roma, é o padre Marcos Roberto Fogaça Medeiros, coordenador regional da catequese pelo regional Sul 4 da CNBB, da diocese de Joaçaba (SC). Com 20 anos de sacerdócio e 32 como catequista, ele comenta que “é sempre uma graça voltar à Roma, ao coração da Igreja e do ponto visível de comunhão”:
“Eu retorno para a nossa diocese com a esperança renovada, levando de volta aquela esperança que os nossos catequistas, as nossas famílias e as nossas forças vivas das comunidades tanto precisam”, disse.
Ele aponta ser privilégio participar do Jubileu dos Catequistas em Roma e renovar sua minha fé, a comunhão com o Sucessor de Pedro e, principalmente, voltar à sua comunidade levando a certeza de que é pela caminho da comunhão, da sinodalidade, da participação e do caminhar juntos que estaremos vivendo sempre e cada vez mais o Evangelho.
“Espalhar esperança aqui reacendida”
O padre Tiago Borges da Silva, assessor diocesano da Comissão Bíblico Catequética da diocese de São João da Boa Vista (SP), também já está em Roma para o jubileu temático do final de semana:
“Representamos um número de cerca de 1500 catequistas e queremos receber graças de Deus para poder transbordar isso nos corações dos catequistas da nossa diocese”, disse.
O padre disse que vai poder espalhar para os quatro cantos do nosso país a chama da esperança aqui reacendida, no encontro com o Santo Padre e com catequistas do mundo inteiro. “É uma experiência muito enriquecedora com tantas culturas e povos reunidos em torno do Evangelho”, concluiu.
Programação oficial
Sexta-feira, 26 de setembro
8h às 17h – Peregrinação à Porta Santa
18h30 às 19h30 – Vigília de Oração na Basílica São Pedro
Sábado, 27 de setembro
10h – Audiência Jubilar com o Santo Padre
12 às 16h – Peregrinação à Porta Santa
16 às 17h30 – Catequese nas Igrejas do Jubileu por grupos linguísticos
Domingo, 28 de setembro
10h – Santa Missa presidida pelo Papa Leão XIV na Praça S. Pedro com instituição de catequistas
Fonte: CNBB nacional / Willian Bonfim com informações do VaticanNews.