No domingo, 25 de maio, a Paróquia São João Batista, no bairro Tauape, em Fortaleza, acolheu uma celebração marcada por fé, alegria e esperança: a 13ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM). A Santa Missa foi presidida por Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, e contou com a participação de inúmeras crianças da Arquidiocese, bem como de outras dioceses do Regional Nordeste 1 e da Diocese de Mossoró (RN).
Com o tema “Crianças e adolescentes missionários da esperança” e o lema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), o encontro está em sintonia com a Campanha Missionária e com o Ano Jubilar da Esperança, celebrado por toda a Igreja no Brasil. A jornada foi um convite para que os pequenos missionários se comprometam com a evangelização, tornando-se sinais vivos da esperança cristã.
Durante a homilia, Dom Gregório dirigiu palavras de incentivo e carinho aos participantes:
“Celebrar esse momento junto com vocês significa celebrar verdadeiramente a esperança, porque vocês acolheram Jesus Cristo em suas vidas. Quero agradecê-los, queridos missionários da IAM, por aquilo que vocês fazem, mas principalmente por aquilo que vocês são: mensageiros da esperança para nós, adultos. A alegria de vocês nos encanta, assim como a destreza, a rapidez do pensamento, a alegria de brincar, de festejar.”
O momento foi de celebração da fé vivida na infância e adolescência, mas também de fortalecimento da missão de cada criança e adolescente como evangelizador em seu meio, seja na escola, na família ou na comunidade.
Conheça a Infância e Adolescência Missionária (IAM)
A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi fundada em 19 de maio de 1843, pelo bispo francês Dom Carlos Augusto Maria José de Forbin-Janson, profundamente tocado pelos testemunhos dos missionários que atuavam na China.
Com o apoio de Paulina Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, mobilizou crianças na França para que ajudassem outras crianças do mundo: rezando diariamente uma Ave-Maria e doando uma moeda por mês, gestos simples que expressam fé, solidariedade e missão.
Reconhecida oficialmente em 1922 pelo Papa Pio XI como uma Obra Pontifícia, a IAM está hoje presente em mais de 130 países, promovendo a evangelização entre crianças e adolescentes e despertando neles o espírito missionário universal.
Acompanhe a celebração na íntegra:
Galeria de imagens:
Fotos: Marcos Benício de Arruda.