Itinerário da Iniciação à Vida Cristã (VII) - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Itinerário da Iniciação à Vida Cristã (VII)

O Itinerário da Iniciação à Vida Cristã (IVC) prevê uma avaliação permanente sobre as metas e os frutos resultados desse processo. Durantea Quaresma o IVC prevê a revisão profunda da vida cristã, à luz do Mistério Pascal. No início do cristianismo, os catecúmenos se preparavam para receber na vigília pascal, o Batismo, a Crisma e a Eucaristia. Essa preparação correspondia aos escrutínios, intensificados durante a quaresma. O processo de conversão e compromisso cristão se identifica com o processo de purificação e iluminação.

Dom Aldo

Sugere-se que no 3º, 4º e 5º domingos quaresma sejam realizados os escrutínios, ou seja, a avaliação da vida cristã de quem aceitou percorrer o processo do IVC. Os indicativos para a avaliação foram ministrados nas sucessivas catequeses e nas celebrações. A avaliação da vida cristã visa o reconhecimento da fragilidade humana e da necessidade de acolher a graça de Deus para cumprir a sua santa vontade.

Os eixos temáticos são os mesmos das leituras do ciclo litúrgico da quaresma, sobretudo, do 1º, 2º e 3º domingo, que associam a Palavra de Deus aos símbolos do Batismo e correspondem à superação das tentações pelas quais Jesus e todos nós enfrentamos; a irradiação da luz de Jesus no monte Tabor, ilustrando a vitória da ressurreição; enfim, as temáticas próprias do Batismo, como a água viva, a luz, a vida nova no Amor do Espírito.

Nos exercícios penitenciais da quaresma, inserimos os escrutínios. Eis alguns, como a oração, o jejum, a esmola, as práticas de reconciliação, a via sacra em famílias, os retiros, a leitura orante dos Evangelhos da quaresma, os encontros e jornadas de espiritualidade, a reflexão e ações sugeridas pela campanha da fraternidade.

É necessário adaptar o modo como celebrar os escrutínios, com a proclamação da Palavra de Deus, com a oração sobre os eleitos, com os “exorcismos”, o rito do “éfeta”, como livramento e renúncia ao pecado grave; a recitação do Símbolo dos Apóstolos [Credo]. À belíssima liturgia do tríduo pascal, evidencia-se o Mistério de Cristo, celebrado na comunidade cristã, dispondo-nos ao testemunho de Jesus Cristo, seu Evangelho, seu reino, em sua Igreja.

Os eixos temáticos sugeridos aprofundam o Batismo, a vida nova, a vida plena em Jesus Cristo [Ef. 4, 17-31]; a Crisma, a presença do Espírito Santo, doador da vida e dos dons para a militância cristã [1 Cor. 12, 1-12]; a Eucaristia, da qual a Igreja vive e se alimenta [Lc. 24, 13-35; Jo. 13, 1-20]. Consequentemente, a atitude fundamental do diálogo, do serviço, do anúncio, do testemunho de comunhão [1 Cor. 13, 1 ss; At. 2, 42-47; Jo. 13, 1-17].

Ascelebrações adaptam-se às possibilidades e circunstâncias, constando da proclamação da Palavra de Deus, da entrega de símbolos, como a cruz, o sal, o fermento, a semente a luz, sandálias, etc. Destaca-se a oração de envio em vista da inserção evangelizadora e pastoral, o compromisso com os serviços e ministérios leigos, o engajamento nos movimentos e nos grupos de vivencia de fé e vida. A celebração do envio missionário na solenidade de Pentecostes caracteriza a vida, a missão da Igreja e dos cristãos, como discípulos e testemunhos de Cristo na sociedade, tendo sempre em vista a conversão e o compromisso cristão de transformação.

Dom Aldo Pagotto, SSS

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Bispos mexicanos em visita ad Limina recebidos pelo Papa Francisco

Regionais da CNBB elegem os membros de suas presidências para o quadriênio de 2023 a 2027

Novo livro explora a relação entre psicologia e vida religiosa e sacerdotal

Nomeação do Papa: cardeal Farrell é o novo presidente do Tribunal de Cassação

Para o CIMI: aprovação do PL 490 pela Câmara ataca direitos indígenas, a constituição e a democracia