XXI Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

Em assembleia, a Arquidiocese de Fortaleza iniciou os primeiros passos rumo ao seu novo  Plano de Pastoral. Na manhã de hoje, 26/11/2011, os participantes tiveram as boas vindas do arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. O arcebispo lembrou a todos que “não estamos aqui para uma reunião burocrática, mas para reafirmar o sentido de igreja”.

Padre Ivan, coordenador arquidiocesano de pastoral, fez a leitura do regimento das Assembleias Arquidiocesanas. Logo em seguida, passou a palavra ao vigário geral Pe. João Jorge Corrêa que apresentou  uma síntese da história da Arquidiocese.

Padre Almir Magalhães, assessor da assembleia,  apresentou o objetivo geral e as cinco urgências contempladas na Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB.  Após a apresentação de Pe. Almir, alguns delegados manifestaram suas opiniões sobre o tema.

Na parte da tarde, Mônica Pimental, assessora também do evento, apresentou as “Urgências Pastorais da Igreja no Ceará 2011/2015”  e encaminhou os trabalhos de grupo. A partir desse momento, os delegados escolheram as urgências mais pertinentes para a ação da  igreja na  Arquidiocese de Fortaleza.

Em plenário foram apresentados os pontos escolhidos nos grupos.  Dom José Antonio coordenou a votação das cinco urgências.

O primeiro dia da Assembléia foi encerrado com um momento de espiritualidade culminando com a bênção final feita pelo nosso pastor.

Confira as imagens da XXI da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral
by PASCOM – Nilcemar Linhares

Uma resposta

1. Que tudo que sonhamos se transforme em realidade!. Muito gostoso poder fazer parte deste trabalho tão sério e ao mesmo tempo tão importante, que Deus nos proteja para que possamos dar continuidade aos desafios que virão…