Tribunal Popular do Ceará levantará violações aos direitos humanos e ambientais do estado

Já está no ar o site do Tribunal Popular criado com o intuito de difundir os preparativos para o 2º Tribunal do estado que ocorrerá entre os dias 02 e 03 de agosto. O site está quase concluído, mas nele já se encontram informações e calendários das sessões do Tribunal em diversas regiões.

A iniciativa de realizar o tribunal atende o gesto concreto dos processos formativos da V Semana Social Brasileira que tem como tema “Participação no processo de democratização do Estado Brasileiro” e o lema “Bem viver: caminho para uma nova sociedade com um novo Estado”. Além disso, quer mobilizar e articular representantes de Comunidades, Pastorais e Movimentos Sociais, possibilitando a construção de conhecimento, troca de experiências, a elaboração de estratégias de enfrentamento aos impactos dos grandes projetos governamentais e mudanças climáticas no Estado do Ceará e a denúncia da violação de direitos humanos, visando à integração social, política e cultural em prol do fortalecimento dos grupos/comunidades atingidos.

Os tribunais preparativos abordam temas que vão de encontro a todas as formas de violações de direitos humanos e ambientais existentes nas regiões sul, centro-sul, Zona Costeira, Norte, Ibiapaba, Inhamuns, Sertão Central, Vale do Jaguaribe, Fortaleza e Região Metropolitana.

As sessões já ocorreram nas regiões do Vale do Jaguaribe,Inhamuns – sertão e norte, Cariri e centro sul. Em Fortaleza e região metropolitana a sessão ocorrerá entre os dias 5 e 6 de julho. As regiões da ZonaCosteirae Ibiapaba ainda não divulgaram data das sessões e no dia 25 de julho ocorrerá uma sessão temática com a pauta da juventude.

O site pode ser acesso pelo link: https://tribunalpopularceara.com.br/

O QUE É UM TRIBUNAL POPULAR?

O Tribunal Popular é um espaço de articulação e iniciativa de um conjunto de organizações e movimentos da sociedade civil que se reúnem para denunciar as violações de direitos e exploração sofridas por trabalhadores/as e confrontar as inovações tecnológicas emergentes com as relações que elas implicavam no mundo do trabalho.

O Tribunal Popular é uma iniciativa antiga no Brasil. Em 1987, foi realizado no Mato Grosso do Sul o primeiro Tribunal Popular da Terra. No Ceará, uma primeira edição foi realizada no inicio da década de 90 em virtude da I Semana Semana Social Brasileira com a temática: Mundo do trabalho, desafios e perspectivas.

Fonte: Adital