Seminário sobre mudanças climáticas

Um Fórum de Articulação composto por várias entidades que atuam em defesa do meio ambiente estará realizando, juntamente com a Equipe de Campanhas da Arquidiocese de Fortaleza, no dia 16 de setembro, um encontro em preparação a um seminário sobre os “Impactos dos Grandes Projetos e Mudanças Climáticas no Estado do Ceará”. O encontro acontecerá no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja, entrada pela Rodrigues Junior, 300.

O encontro tem o objetivo de preparar esse seminário, que acontecerá no primeiro semestre de 2012, reunindo vários setores da Igreja e da sociedade civil organizada, dialogando com os poderes públicos da esfera municipal, estadual e nacional. Esse seminário quer questionar o modelo de desenvolvimento capitalista que avança sobre as comunidades sob a forma da concretização de megaprojetos que causam sérios impactos socioambientais e para a saúde humana. São projetos do agro e hidronegócios, de mineração, infraestrutura, transposição de águas, turismo e eventos.

Os participantes do Fórum de Articulação desejam com esse primeiro encontro no dia 16 de setembro mobilizar e articular representantes de Comunidades, Pastorais e Movimentos Sociais, possibilitando a construção de conhecimento, metodologia, troca de experiências e elaboração de estratégias de enfrentamento aos impactos dos grandes projetos governamentais e mudanças climáticas no Estado do Ceará, visando à integração social, política, e cultural em prol do fortalecimento dos grupos e comunidades atingidos. Como também, trocar experiências e propor estratégias de superação a esses impactos socioambientais como gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2011.

Compõem o Fórum de Articulação: Equipe de Campanhas da Arquidiocese de Fortaleza, Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Conselho Pastoral da Terra (CPT), Serviço Pastoral do Migrante, Rede Nacional de Advogados Populares (Renap), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), Central dos Movimentos Populares (CMP), Fórum Cearense de Mulheres, Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza e Cáritas Regional do Ceará, Terramar, Fórum de Defesa da Zona Costeira do Ceará (FDZCC), Via Campesina, Pastoral da Criança, Fórum Cearense do Meio Ambiente (Forcema), Fórum Cearense por uma nova cultura das águas e contra a transposição do Rio São Francisco, Curso de Verão na Terra do Sol.

Informações com Francisco Vladimir (85) 9973 0089 (Pastoral do Migrante); Regilvânia de Araujo (85) 9934 3903 (Cáritas Regional); Rosélia Folmann (85) 3388 8701 (Equipe de Campanhas).