
São Sebastião
São Sebastião era oficial do exército imperial e amigo do imperador. Quando o imperador descobriu que um de seus oficiais utilizava sua posição para fazer prosélitos cristãos e ajudar cristãos perseguidos, considerou tal atitude uma grande traição.
São Sebastião foi então condenado à pena capital. Amarrado a uma árvore, serviu de alvo aos arqueiros e, posteriormente, recebeu um golpe de maça, um pesado martelo usado para esmagar o peito e as pernas dos condenados.
A cidade do Rio de Janeiro foi fundada no dia vinte de janeiro e, por isso, recebeu inicialmente o nome de “Rio de Janeiro de São Sebastião”. São Sebastião sofreu o martírio no ano 288.
São Fabiano
São Fabiano foi papa e mártir. Durante o seu pontificado, ocorreu a perseguição do imperador Décio.
São Fabiano administrou a Igreja com grande sabedoria, dividindo-a em sete circunscrições administrativas, cada uma assistida por um diácono.
Sua atuação foi tão marcante que o próprio imperador Décio teria dito: “Prefiro ter um rival no império a ter um bispo como Fabiano em Roma”. São Fabiano governou a Igreja durante catorze anos e sofreu o martírio por enforcamento no ano 250.
Santo Eusébio
Santo Eusébio foi eremita e, mais tarde, tornou-se abade, fundando a congregação conhecida como Ordem de São Paulo Eremita.
No início de sua vida religiosa, viveu como eremita no monte Pilis, localizado na Hungria. Após fundar sua congregação, pediu a Santo Tomás de Aquino que redigisse as constituições da Ordem de São Paulo Eremita, pedido que foi atendido. Santo Eusébio faleceu no ano 1270.
Santa Eustóquia Calafeto
Santa Eustóquia Calafeto foi uma religiosa clarissa. As clarissas recebem essa denominação por seguirem Santa Clara, discípula de São Francisco de Assis.
Santa Eustóquia era condessa, filha de uma condessa. Fundou um mosteiro na cidade de Messina, na ilha da Sicília. Na igreja de Messina, seu corpo se conserva incorrupto. Santa Eustóquia viveu de 1437 a 1468.
Santo Eutímio, o Grande
Santo Eutímio, o Grande, foi um monge que viveu no deserto próximo a Jerusalém. É muito venerado nas Igrejas do Oriente. Santo Eutímio viveu de 378 a 473.
Fonte: Professor Antônio Brandão Macêdo.