
Santa Martina (ou Santa Martinha), virgem e mártir
Santa Martina (ou Santa Martinha) foi uma virgem romana que, forçada a adorar a estátua de Apolo e de outros deuses do panteão romano, reduziu a farelos todas as estátuas apenas com o olhar. Além da pulverização das estátuas pagãs, ocorreram terremotos, o que não deixou os carrascos nem um pouco abalados, a ponto de resolverem decapitá-la. Santa Martina sofreu o martírio aproximadamente no ano 230.
Santa Batilde (ou Santa Matilde), rainha
Santa Batilde (ou Santa Matilde) foi uma escrava que passou a ser rainha, esposa do rei Clóvis II, da França. Quando o rei Clóvis morreu, Santa Matilde regeu o império francês. No final da vida, resolveu ingressar em um convento beneditino da França. Santa Matilde faleceu no ano 680.
Santo Adelmo, monge beneditino
Santo Adelmo era um soldado francês. Após encontrar-se com São Roberto, durante uma peregrinação a Roma, Santo Adelmo tornou-se monge e fundou uma abadia na cidade de Burgos, na Espanha. Santo Adelmo chegou a ser abade beneditino e faleceu no ano 1100.
Santa Jacinta Mariscotti
Santa Jacinta Mariscotti, italiana da cidade de Viterbo, foi uma religiosa franciscana. Tornou-se religiosa por causa de uma decepção amorosa: foi preterida por um marquês, que escolheu casar-se com sua irmã caçula. Tendo ingressado no convento à força, Santa Jacinta passou alguns anos em rebeldia dentro da comunidade. Depois da conversão, passou vinte anos numa vida penitente, procurando viver em oração, humildade e imitação de Cristo no sofrimento. Santa Jacinta viveu de 1585 a 1640.
Pesquisa: Professor Antônio Brandão Macêdo.