Santos do Dia (27/01): São Vitalino, Santa Ângela de Mérici, São Juliana de Sora e São Gilduíno

São Vitalino, papa

São Vitalino, papa, teve um período de turbulência na Igreja, durante o qual procurou pacificar os ânimos. O imperador Constâncio II promulgou o édito monotelista, que dividiu a Igreja. O monotelismo é a heresia que defende a ideia de que em Jesus existe apenas uma vontade, a divina, a qual teria absorvido a vontade humana. Para a Sé de Cantuária (Canterbury, em inglês – lê-se “quêntabri”), na Inglaterra, o papa nomeou São Teodoro, um monge grego. São Vitalino foi papa de 657 a 672, ano em que faleceu.

Santa Ângela de Mérici, virgem

Santa Ângela de Mérici (lê-se “méritchi”), virgem, era filha de camponeses e, ainda adolescente, decidiu ser terciária franciscana. (São Francisco tem seus seguidores distribuídos em três grupos: o primeiro grupo, composto pelos frades menores, é o grupo masculino; o segundo grupo é o das Clarissas, o grupo feminino; e o terceiro grupo é formado pelos não enclausurados, chamado de Ordem Terceira de São Francisco.)

Santa Ângela era de origem humilde, mas criou na Igreja a primeira congregação voltada à educação das meninas. A congregação é conhecida como Companhia de Santa Úrsula. Apesar do pouco estudo, Santa Ângela era autodidata e foi procurada por padres e bispos da Igreja para dirimir dúvidas. Ela possuía o dom da ciência infusa. Quando ainda era jovem, empreendeu uma viagem aos Lugares Santos, mas perdeu a visão.

De volta da viagem, Jesus lhe restituiu o dom da vista. Seu corpo incorrupto encontra-se na cidade italiana onde faleceu, Bréscia (lê-se “brécha”). Santa Ângela de Mérici viveu de 1474 a 1540.

São Juliano de Sora, mártir

São Juliano de Sora era de origem dálmata (a Dalmácia é uma região que hoje pertence à Croácia). São Juliano foi torturado e decapitado na cidade de Sora, sob o reinado do imperador Antonino Pio, aproximadamente no ano 150.

São Gilduíno, sacerdote

São Gilduíno foi um sacerdote bretão (a Bretanha é uma região situada na parte oeste da França). O papa Gregório VII ofereceu-lhe a sagração episcopal, a qual ele recusou. Seu túmulo é meta de peregrinações. São Gilduíno viveu de 1052 a 1077.

Pesquisa: Professor Antônio Brandão Macêdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais