
Santa Brígida de Kildare
Santa Brígida de Kildare, virgem, considerada padroeira da Irlanda, assim como São Patrício. Santa Brígida fundou o primeiro convento feminino irlandês e ditou a regra desse convento. Santa Brígida era uma mulher de oração e de ação, já que chegou a matar a fome de muitos pobres que se aproximavam do convento. O nome “Brígida” vem do sânscrito, passando pelo celta e significando “elevada”, “distinta”. Santa Brígida viveu de 450 a 525.
São Sigisberto
São Sigisberto foi rei da Austrásia (região que compreende a parte oriental da França, próxima à Alemanha). Foi considerado um excelente monarca, pois viveu como um bom cristão, procurando ser justo durante seus poucos anos de vida. De fato, ele viveu apenas vinte e cinco anos. São Sigisberto faleceu no ano 656.
Santa Veridiana
Santa Veridiana foi uma eremita beneditina. Santa Veridiana era governanta na casa de uma família rica italiana, na Toscana. Ela fez uma peregrinação até o santuário de Santiago de Compostela, na Espanha, depois do que se sentiu chamada a viver na solidão. Isso aconteceu quando ela contava trinta anos. Então, ela passou a viver totalmente isolada numa cela, que possuía uma abertura através da qual recebia pão e água. O mais que lhe davam, ela distribuía aos pobres. Era tão conhecido o seu modo de viver que muitos vinham visitá-la, inclusive São Francisco de Assis, que esteve junto à sua cela no ano de 1221. Santa Veridiana dormia sobre a terra nua, numa vida de penitência extrema. Ao morrer, foi sepultada em sua própria cela, o que ocorreu no ano de 1242.
Santo Henrique Morse
Santo Henrique Morse era anglicano. Converteu-se ao catolicismo e ingressou na Companhia de Jesus, tornando-se um jesuíta empenhado nas obras de caridade. Por causa de sua conversão e de sua atuação, foi preso duas vezes na cidade inglesa de Tyburn (lê-se “Táibn”), onde foi decapitado, fazendo parte do grupo dos quarenta mártires da Inglaterra. Santo Henrique Morse viveu de 1549 a 1645.
Pesquisa: Professor Antônio Brandão Macêdo.