Santos do Dia (02/02): Apresentação do Senhor, Santo Adalbaldo, Santa Catarina de Ricci, São Cornélio e outros

Festa da Apresentação do Senhor

Hoje comemoramos a Festa da Apresentação do Senhor. Jesus foi levado ao Templo para ser apresentado, conforme a Lei de Moisés, quarenta dias após o seu nascimento. Por ter Jesus nascido em vinte e cinco de dezembro, o quadragésimo dia de seu nascimento é o dia dois de fevereiro. No livro do Êxodo, vemos o que Deus disse a Moisés em relação aos filhos primogênitos: “Consagrar-me-ás todo primogênito entre os israelitas” (Ex 13,1). Isso significa que todo bebê do sexo masculino, quarenta dias após o nascimento, deveria ser levado ao Templo, e os pais deveriam oferecer a Deus um pequeno animal em resgate por esse filho. Não podemos esquecer que Jesus foi obediente à Lei desde o seu nascimento (nas palavras de São Paulo, “obediente até a morte, e morte de cruz”). O resgate era feito pela oferenda de um par de rolinhas ou de um par de pombos. Dizem os biógrafos de Santo Antônio de Pádua que ele, ao meditar em qual dos dois animais Nossa Senhora teria levado ao Templo, viu duas rolinhas esvoaçarem à sua volta e teve a certeza de que havia sido um par de rolinhas. No Templo, os pais de Jesus tiveram a grata profecia do velho Simeão, o qual apresentou Jesus como Salvação do mundo, salvação contemplada por ele antes de partir desta vida. Também profetiza sobre Jesus uma viúva octogenária, Santa Ana, que reconhece no Menino Jesus o Esperado das gentes. A festa deste dia tem outras denominações populares: Festa das Luzes; Festa de Nossa Senhora das Luzes; Festa de Nossa Senhora das Candeias; Festa de Nossa Senhora da Candelária. É a festa em que os cristãos, como o velho São Simeão, recebem Jesus como Luz do mundo, Luz das nações. E é Santa Maria aquela que apresenta, no Templo de Jerusalém, a Luz que ilumina todo o universo.

Santo Adalbaldo

Santo Adalbaldo foi um santo de origem nobre francesa. Ele era filho de Santa Gertrudes, natural da cidade francesa de Hamage, no norte da França. Sua esposa foi Santa Rictrudes que, ao ficar viúva, tornou-se abadessa na cidade de Marchiennes (lê-se “marchann”). Todos os quatro filhos do casal também foram santos: Santa Eusébia, a filha mais velha, foi abadessa em Hamage; São Maurontes foi monge e abade beneditino na cidade de Douai (lê-se “dué”); Santa Clotsinda também foi abadessa em Marchiennes; e Santa Adalsinda foi monja beneditina em Marchiennes. Santo Adalbaldo foi assassinado pelos parentes da esposa no ano de 652 e é venerado como mártir.

Santa Catarina de Ricci

Santa Catarina de Ricci (lê-se “rítchi”) foi uma religiosa dominicana e mística italiana da cidade de Florença. Santa Catarina era muito devota de Nossa Senhora, a quem considerava sua verdadeira mãe. Ela também tinha grande devoção à Paixão de Cristo. Depois que ingressou no convento, Santa Catarina recebeu muitas visões e teve muitos êxtases, especialmente sobre as cenas da Paixão de Nosso Senhor. Além dos êxtases, Santa Catarina teve o dom da bilocação. Também recebeu os estigmas, os sinais da crucificação de Jesus. Santa Catarina de Ricci viveu de 1522 a 1590.

São Cornélio

São Cornélio era um centurião da coorte itálica que, traduzindo para os dias de hoje, seria o equivalente a um capitão do exército romano. São Cornélio foi batizado por São Pedro na cidade de Cesareia, conforme relatado no capítulo dez dos Atos dos Apóstolos. De acordo com a tradição, São Cornélio teria sido o primeiro bispo de Cesareia e, também segundo a tradição, teria sido o primeiro não judeu a converter-se ao Cristianismo.

Santa Joana de Lestonnac

Santa Joana de Lestonnac foi uma francesa que, após enviuvar aos quarenta e sete anos, entrou para o convento das cistercienses, mas em seguida fundou sua própria congregação voltada para a educação de moças. Santa Joana de Lestonnac viveu de 1556 a 1640.

São Lourenço de Cantuária

São Lourenço de Cantuária (Canterbury, em inglês) foi um bispo beneditino. Ele havia sido enviado pelo próprio Papa São Gregório Magno para evangelizar a Inglaterra. Chegando lá, foi maltratado pelo rei Edibaldo, a quem conseguiu converter. São Lourenço de Cantuária faleceu no ano de 619.

São Teófano Vénard

São Teófano Vénard foi um sacerdote francês que participou das missões no Vietnã e em Tonquim. Nesta região, sofreu o martírio no ano de 1839.

São Marcardo e São Teodorico

São Marcardo e São Teodorico eram bispos e sofreram o martírio na cidade alemã de Ebstorf no ano de 880.

Pesquisa: Professor Antônio Brandão Macêdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais