Reunião avalia caminhada do Setor Juventude do Regional Nordeste 1

“Unidade na diversidade”: esta foi a bandeira defendida durante o Encontro Ampliado do Setor Juventude do Regional Nordeste 1 (que engloba todo o estado do Ceará). O encontro foi realizado de 11 a 13 de março, na Diocese do Crato, no Centro de Expansão Dom Vicente Matos com a participação de representantes de sete dioceses do regional (Sobral, Limoeiro do Norte, Iguatú, Crateús, Crato, Itapipoca e Arquidiocese de Fortaleza). A assessoria do encontro foi feita pela Coordenação Regional do Setor Juventude e por padre Sávio – assessor do Setor a nível nacional.

No primeiro dia da ampliada foi feito um momento de mística e de acolhida junto aos representantes das dioceses. Em seguida, padre Sávio apresentou um breve resumo de como seria a formação no dia seguinte sobre o Setor Juventude.

O segundo dia de encontro contou com a avaliação da caminhada do Setor Juventude no regional a partir dos passos que estavam sendo dados nas dioceses. Foi enfatizada pelos articuladores diocesanos a importância do Setor, as dificuldades em fortalecer sua articulação e as ações que estavam sendo realizadas desde a assembleia que legitimou a coordenação a nível regional composta da seguinte forma: bispo referencial: Dom José Luiz; coordenadora: Suzana (Arquidiocese de Fortaleza); vice-coordenadora: Muriel (Diocese do Crato); secretário: Reinaldo (Diocese de Sobral); assessores: Diácono Carlos (Arquidiocese de Fortaleza), Ir. Luciene (Arquidiocese de Fortaleza) e Chiquinho (Diocese de Sobral).

Padre Sávio conduziu o estudo sobre o Setor Juventude apresentando seu objetivo, principais dificuldades e passos para se articular nas dioceses. Padre Sávio falou também sobre a articulação do Setor a nível nacional a partir dos seus principais projetos.

Durante o encontro foi discutida a organização regional Setor Juventude, que surgiu a partir da necessidade de apoiar a criação e de acompanhar o Setor nas dioceses. Na oportunidade, os articuladores diocesanos também reorganizaram o Plano de Atividades do Setor Juventude no Regional, destacando os projetos de sustentabilidade, formação, missão e acompanhamento.

Ao final do encontro, os articuladores diocesanos ressaltaram a importância de fortalecer o Setor Juventude no Regional Nordeste 1 a partir do envolvimento de todas as expressões juvenis que compõem Setor. Suzana, coordenadora regional do Setor Juventude, agradeceu a colaboração de todas as dioceses, principalmente dos jovens da Diocese do Crato, que acolheram de coração aberto o Encontro Ampliado. Suzana também agradeceu de modo especial a assessoria de padre Sávio. O encontro foi encerrado com uma confraternização, seguindo no dia seguinte de uma visita aos locais de romaria da cidade de Juazeiro do Norte.

Do Setor Joventude do Regional Nordeste 1

Fonte: www.jovensconectados.org.br