Regiões Episcopais da Arquidiocese de Fortaleza realizam Grito dos Excluídos

GRITO-DOS-EXCLUIDOS500

Regiões Episcopais da Arquidiocese de Fortaleza realizarão várias atividades no dia 7 de setembro no Grito dos Excluídos

O Grito dos Excluídos é um conjunto de manifestações populares que ocorrem no Brasil ao longo da Semana da Pátria, que culminam com o Dia da Independência do Brasil, em sete de setembro. Estas manifestações têm como objetivo dar visibilidade aos excluídos da sociedade, denunciar os mecanismos sociais de exclusão e sinalizar/propor caminhos alternativos para uma sociedade mais inclusiva. Em 2014 já se realiza o 20º Grito dos Excluídos com o tema: “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos”. O gesto concreto deste ano visa pleitear um plebiscito por uma constituinte exclusiva pela reforma política, onde a população dirá se deseja ou não essa constituinte exclusiva. Além disso, haverá uma coleta de assinaturas para um projeto de lei que também visa à reforma política, colocando novas regras para o financiamento de campanhas e uma maior participação das minorias no processo eleitoral. Durante toda a semana da pátria haverá coletas de assinaturas e votação para o plebiscito em todas as comunidades, em terminais de ônibus, em escolas, etc. Acontecerão mobilizações em várias regiões de Fortaleza e na Arquidiocese.

Confira aqui.a programação das regiões episcopais

Contatos da Coordenação do Grito dos Excluídos 2014: Padre Luis Sartorel (85)9969.9305; Fernanda Gonçalves (85)8872.6947; Ana Maria Freitas (85)8614.3495 ou Francisca Nobre (Tita) (85)8599. 3109.

1. GRITO DOS EXCLUÍDOS 2014
    REGIÃO BOM JESUS DOS AFLITOS
    Arquidiocese de Fortaleza

Quero expressar minha gratidão a todos os leigos e leigas, guerreiros, que articularam a realização do GRITO em nossa região episcopal aqui nas terras do Grande Bom Jardim! Tantas dificuldades e contra tempos! Mas vencemos e até dançamos uma ciranda!

Agrademos tbm ao nosso vigário episcopal padre Fernando Antonio e demais irmãos padres e irmãs religiosas que se fizeram presentes!

As paróquias de SALETE, IMACULADA CONCEIÇÃO, SÃO FRANCISCO DE ASSIS, SANTA CECÍLIA, e as áreas pastorais SANTO ANTÔNIO E PAULA FRACINETTE pelo grande esforço de se fazerem presentes pela unidade da ação profética da região!

A toda juventude comprometida com as Lutas sociais! As pastorais sociais (migrante, criança, pessoa idosa, da Aids, da mulher dentre tantas outras), Cebs e Organismos! A rede DELIS e a CENTRO DE DEFESA HERBET DE SOUSA!

Foi um momento ímpar para viver e reviver o evangelho de Jesus Cristo, que se faz vida, no grito por justiça nascido a luz da fé e proclamado pela boca de tantos excluídos e excluídas de nossas paróquias e bairros desta região que aqui se fizeram presentes! Foi lindo!!!

Que Deus abençoe a todos!!!!

Pe Watson Holanda Façanha
    Pároco de Santa Cecilia no Bom Jardim