Região Episcopal Sagrada Família realiza curso para Ministros Extraordinários da Palavra

palavraA Região Episcopal Sagrada Família realiza no período de 17 de fevereiro a 23 de novembro do corrente ano, um Curso para Ministros Extraordinários da Palavra – MEPA’s. Destinado a novos candidatos e veteranos (facultativo). A taxa de inscrição é de R$ 10,00 (dez reais) por participante. O projeto do curso, a ficha de inscrição, o regimento interno do ministério de palavra e a grade das temáticas, assessores e datas já se encontram nas Secretarias paroquiais. O curso terá início dia 17 de fevereiro (domingo) a partir das 8h na Igreja N. Sra. da Conceição de Pajuçara, localizada às margens da CE 060 (Av. Dr. Mendel Steinbrusch,s/n) em frente a indústria de tintas Hidracor. As palestras serão ministradas nos seguintes dias, temáticas e assessorias:

24/02 – Introdução Geral a Bíblia (Antigo Testamento) – Profª. Dra. Aíla Pinheiro – FCF;

10/03 – Introdução Geral a Bíblia (Novo Testamento) – Pe. Luiz Sartorel – FCF;

24/03 – Leitura Orante da Bíblia (Lectio Divina) – Diác. Deusdeth Alves;

14/04 – Introdução à História da Igreja – Profº Miguel Brandão – FCF;

21/04 – Igreja Ministerial – Pe. Tiago Geyrdenn;

12/05 – Introdução Geral a Liturgia – Pe. Emílio César;

26/05 – Espiritualidade do Ano Litúrgico – Parte 1 – Profª. Socorro Tavares (Pê);

09/06 – Espiritualidade do Ano Litúrgico – Parte 2 – Profª. Socorro Tavares (Pê);

23/06 – Liturgia da Palavra na Celebração Eucarística – Pe. Emilio César;

14/07 – Celebração da Palavra diferente de Missa – Diác. Deusdeth Alves;

28/07 – Orientações para Celebração da Palavra de Deus – Doc. 52 CNBB – Pe. João Batista Aires;

11/08 – Postura comunicativa: Exercícios práticos (leitura, modo de ler, uso de microfone) – Glaubércio Valentim

25/08 – Homilia – O que é? Como fazer? – Pe. João Batista Aires

08/09 – O Ministro da Palavra e suas funções – Socorro Faustino

22/09 – Atitude de oração, veste e lugar da presidência – Pe. Nonato (Maracanaú);

13/10 – Oficinas preparatórias para Celebração da Palavra – Equipe Organizadora;

27/10 – A missão de Jesus – Pe. Emilio César;

09 e 10/11 – RETIRO ESPIRITUAL / AVALIAÇÃO DO CURSO – Coordenação do curso

23/11 – COLAÇÃO DOS NOVOS MEPA’s – Coordenação do curso

Para outras informações, dúvidas, sugestões e esclarecimentos contatar: (85) 3297.2849 – Fixo / 8635.2749 – Oi / 9946.6571 – Tim / [email protected].

Uma resposta

1. Muito boa a ideia formar ministros da palavra a nível diocesano, porque a nossa Igreja Católica não precisa só de Padres, e sim também de leigos qualificados para o anuncio da palavra e do evangelho.