Pastoral Vocacional e Novas Comunidades somam forças para a difusão do serviço de animação vocacional na Igreja no Brasil - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Pastoral Vocacional e Novas Comunidades somam forças para a difusão do serviço de animação vocacional na Igreja no Brasil

Estão reunidos no 20º Encontro Nacional da Pastoral Vocacional, que acontece na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília, 23 coordenadores da Pastoral Vocacional (PV) dos Regionais da CNBB e representantes de Novas Comunidades pertencentes à Fraternidade Internacional.

O encontro, que teve início nesta segunda-feira, 4, e segue até amanhã, 6, tem por objetivo partilhar as experiências e o itinerário vocacional assumido pelos diversos grupos. Eles discutem formas para somar forças no serviço de animação vocacional na realização do mês vocacional (agosto) a partir do tema proposto para 2011, “Chamados à Vida plena em Cristo”.

Estão sendo retomadas as conclusões do 3º Congresso Vocacional do Brasil, celebrado em setembro de 2010, além das reflexões do Congresso Latino Americano de vocações celebrado em Cartago, Costa Rica, no início deste ano.

Ainda no encontro, os participantes conhecerão a Mensagem do Papa Bento XVI para o 48º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, e indicarão ações que podem auxiliar no processo de divulgação e celebração em torno da mensagem do Papa.

De acordo com o assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, padre Reginaldo de Lima, o encontro tem proporcionado a comunhão entre as novas comunidades e os animadores vocacionais dos Regionais. “Tem sido um momento forte de comunhão e de partilha das experiências vocacionais e eu vejo que o grande contributo deste encontro é fazer uma ponte entre os Regionais e as Novas Comunidades para que haja um trabalho em conjunto. Até então tivemos um trabalho isolado, mas é preciso somar forças em um trabalho em comum em vista da animação vocacional na Igreja no Brasil”.

A representante da Comunidade Pantokrator, de Campinas (SP), Tânia Botelho de Andrade, também vê o encontro como espaço para a partilha e troca de experiências. “É muito rica a experiência entre comunidades e o diálogo com a Pastoral Vocacional nos enriquece e nos possibilita a oportunidade de comunhão com a Igreja, pois nós existimos para servi-la”. Ainda segundo Tânia, que faz pela primeira vez um contato com a Pastoral Vocacional, o diálogo com as Novas Comunidades e com a PV tem possibilitado o estreitamento de relações. “Com o contato a gente passa a ter mais responsabilidade com a Igreja no Brasil e no mundo e também passamos a estreitar nossos laços de comunhão e responsabilidade”, disse.

Vindo de Blumenau (SC), o padre diocesano e representante da Pastoral Vocacional no Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina), Marcelo Martendal, também vê o diálogo entre Pastoral Vocacional e Novas Comunidades com bons olhos. “Neste encontro estamos percebendo a riqueza presente na Igreja e conhecendo essa nova realidade que é a manifestação de Deus nas mais diversas formas suscitando o aspecto vocacional e a diversidade de modos para segui-lo”, disse. O sacerdote acentuou que a diversidade de carismas tem possibilitado alcançar os principais objetivos da Igreja que são “o testemunho, o anúncio da mensagem e o encontro pessoal com Jesus Cristo”, completou.

Um dos pontos do encontro que mais chamou a atenção do representante da Comunidade Católica Nova Aliança, de Anápolis (GO), Josivaldo Félix de Lima, é o foco missionário. “É um encontro que tem nos dado várias informações e orientações de como nós devemos atuar, caminhar e tem sido dado enfoque muito importante sobre a missão; a Igreja está nos chamando a sermos missionários”, destacou Josivaldo.

CNBB – TER, 05 DE ABRIL DE 2011 11:28

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Secretário-geral da CNBB convida catequistas a participarem de evento que celebra os 40 anos do “Catequese Renovada”

Catequese de Quaresma: “A Paz como presente”

Cruz Admirável da Igreja de Santo Afonso

Signis Brasil divulga dados parciais do censo das rádios e motiva a trabalho conjunto

ESPAC realiza lançamento de obra catequética coordenada por Dom Francisco Javier