Pastoral Familiar da Arquidiocese realiza dois encontros com Dom João C. Petrini

Prof. Messias, Pe. Clairton, Deputado Teodoro e Dom Carlos Petrini na Assembleia Legislativa

A Pastoral Familiar da Arquidiocese de Fortaleza promoveu ontem, dia 19, dois encontros com a presença e assessoria de Dom João Carlos Petrini, Presidente da Comissão Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e bispo de Camaçari – BA. O primeiro aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com início às 15h e o segundo no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja” com início às 19h.

Na Assembleia Legislativa Dom Carlos falou sobre “Família, Educação e Juventude” destacando a Família no debate cultural e político contemporâneo e no Centro de Pastoral o assunto abordado foi a Pastoral Familiar destacando a história e a organização da Pastoral Familiar.

Nos dois encontros houve a participação de muitos membros da Equipe da Pastoral Familiar da Arquidiocese, das Regiões Episcopais, Paróquias e Áreas Pastorais.

Dom João C. Petrini falando no Centro de Pastoral

Conheça mais:

Objetivos e atividades permanentes da Comissão Vida e Família
A Comissão para a Vida e a Família tem por objetivos servir e promover com toda a Igreja e sociedade a cultura da vida e do amor. Dedica-se à defesa e promoção da vida, hoje tão banalizada, e da família, que precisa, para o bem de toda a sociedade e do Estado, reassumir seu insubstituível papel sócio transformador, seja na ação pastoral da Igreja, bem como na elaboração das políticas públicas nos diversos âmbitos do Estado brasileiro.

Em meio a atividades permanentes, tais como, o serviço de assessoria aos senhores Bispos da Comissão e da articulação com as demais Comissões, empenha-se na condução da Secretaria Executiva Nacional da Pastoral da Vida e da Família (SECREN), na Coordenação do Instituto Nacional da Família e da Pastoral da Vida e da Familiar (INAPAF), na elaboração e publicação de Boletins e subsídios diversos, na manutenção do nosso Portal na internet etc., em sintonia plena com a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). Em todas as ações procura agir iluminada também pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil. O texto de 2003 –

Participantes do Encontro no Centro de Pastoral

2006 reconhece que “a família continua como apoio fundamental, no entanto, mais frágil e exposta a rupturas” e nos insta a “evangelizar proclamando a Boa Nova de Jesus Cristo, caminho para a santidade, por meio do serviço, diálogo, anúncio e testemunho de comunhão, à luz da evangélica opção pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa, renovando a comunidade, formando o povo de Deus e participando da construção de uma sociedade justa e solidária, a caminho do Reino definitivo”. Os subsídios dos Projetos Globais da CNBB e do Projeto Nacional de Evangelização 2011 – 2015 – Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” (Jo 14, 6), trouxeram estímulos e pistas de ação para que a Pastoral da Vida e da Família avance sempre “para águas mais profundas”.

Acesse: Site da Pastoral Familiar Nacional [AQUI] e o Blog da Pastoral Familiar da Arquidiocese [AQUI]

Leia: Caminhada da Pastoral Familiar no Brasil

Uma resposta

1. Foi um encontro muito bom, parabéns aos organizadores. Precisamos implantar em todas ás Paróquias a Pastoral Familiar. Aqui em Aquiraz já realizamos o primeiro encontro.