Padres da Arquidiocese de Fortaleza participam de retiro

Dom Esmeraldo

Acontece, desde o dia 4 de julho até o dia 8 de julho de 2011, o retiro anual do clero de Fortaleza. O retiro está sendo pregado pelo bispo de Santarém, Dom Esmeraldo Barreto de Farias. Mais de sessenta padres das regiões episcopais de Fortaleza participam do retiro. Para d. Esmeraldo esse retiro tem sido primeiramente um momento de profunda relação com Deus e, nessa relação, é possível perceber a necessidade do outro de também se relacionar consigo. É de fundamental importância que o presbítero procure fazer, profundamente, essa relação com Deus. O bispo afirmou que ao mesmo tempo é necessário trazer presentes todas as realidades da cidade, sobretudo nos lugares onde os presbíteros exercem seu ministério. Três pilares, disse ele, devem mover a vida de um sacerdote: 1) o chamado, 2) a palavra, 3) o serviço-missão. Ao mesmo tempo, segundo d. Esmeraldo, não se pode pôr em prática esses pilares se não houver solidariedade, partilha e compromisso. E, ainda mais, o testemunho é fundamental para uma vida sacerdotal serena e comprometida com o Reino de Deus. Dom Esmeraldo destaca que no meio urbano os desafios são cada vez mais gritantes e que é aí que a Igreja deve ser testemunha do Reino.

O retiro está organizado em vários momentos: 1) “o encontro fundamental – a iniciativa é de Deus”; 2), “a aliança com horizonte da missão – Jesus Cristo é o missionário do Pai”; 3) “Jesus Cristo: o missionário da nova e eterna aliança”; 4) “missão no coração – coração missionário”; 5) “fazei isto em memória de mim”; 6) “espiritualidade diocesana e missionária”; 7) “discípulos e missionários do amor”. Todos os dias os presbíteros têm um momento de “partilha” orante na capela e celebração Eucarística. Amanhã, dia 7, realizarão uma celebração penitencial.

Confira aqui o vídeo sobre o retiro com d. Esmeraldo. Nele o pregador também fala sobre o que se espera da CNBB (vídeo) depois da Assembleia em maio passado.

Informações com Francisco Vladimir ou João Augusto Stascxak (85) 3388 8702 ou 8703

Veja as fotos

2 respostas

1. Este foi um retiro muito especial para a vida e a caminhada do clero que lá se fez presente. Deus abençoe nosso ministério.