Padre Josileudo Queiroz lança obras sobre Itinerário Catequético

A Igreja do Brasil tem se esforçado para tornar a evangelização cada vez mais dinâmica e atraente. Diante dessa realidade, a Igreja nos apresentou o “ITINERÁRIO CATEQUÉTICO: um processo de inspiração catecumenal” elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética.

Com foco na Iniciação à Vida Cristã, este trabalho desenvolveu os quatro tempos próprios do processo de itinerário catequético, a partir de subtemas e encontros dinâmicos, em cinco volumes, isto é, o Primeiro Tempo, do “pré-catecumenato”, ou seja, tempo de o candidato “simpatizar”, guiado pelo Espírito Santo, com o anúncio do “querigma”; o Segundo Tempo, do “catecumenato”, ou seja, tempo da catequese, da formação e instrução, como “discípulos missionários” do Senhor; Terceiro Tempo, da “iluminação-purificação”, isto é, o eleito experimenta na Igreja local, através da vida sacramental, a graça de ter sido escolhido pelo Senhor; e, por fim, o Quarto Tempo, da “mistagogia”, ou seja, o “neófito”, consciente de ser um “recém-nascido” começa a experimentar em Cristo e na Igreja o cumprimento integral do seu discipulado missionário.

O autor, portanto, apresenta e oferece, como subsídio, sua obra em 5 volumes, para ajudar na catequese das paróquias e comunidades eclesiais. As obras podem ser adquiridas na livraria Paulus.

Sobre o autor:

Foto: Facebook Padre Josileudo

Padre Josileudo Queiroz Façanha é presbítero da Arquidiocese de Fortaleza e atualmente é pároco da Paróquia São José Operário, Araturi, Caucaia (CE). Bacharel em Filoso­fia e em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza; mestre e doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (Itália); exerce o ofício de advogado e procurador canônico no Tribunal Eclesiástico Regional e de Apelação do Ceará (TERACE).