Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Notícias: Escola de Comunicação Regional NE 1 CNBB

Está acontecendo em Fortaleza, o Curso de Comunicação Pastoral, oferecido pela Escola de Comunicação do Regional Ne 1 em parceria com as Livrarias Paulinas e Paulus. O Curso de Comunicação tem por finalidade a formação pastoral, teórica e técnica (prática) de instrumentos comunicacionais utilizado em nosso Regional Ne 1, dando ênfase a formação teórica desses instrumentos para uma evangelização mais adequada a cada rede comunicativa da Pascom. 

O Curso é feito em módulos como: Pastoral da Comunicação; Rádio; Produção Textual; Fotografia; Catequese e Comunicação; Liturgia e Comunicação; Produção de Vídeo; Educomunicação; Dia Mundial das Comunicações; Comunicação Pessoal e Grupal; Metodologia de Trabalho e laboratórios. As aulas são realizadas nas Livrarias Paulus e Paulinas respectivamente, no primeiro e segundo sábados de cada mês. O Curso teve início com a aula inaugural no dia 04 de março e será finalizada no dia 09 de dezembro, com colação dos concludentes.

Segue notícias produzidas pelos alunos da Escola de Comunicação.

Experiência da Pascom de Paramoti na Escola de Comunicação

Os agentes das Pascom’s da Arquidiocese de Fortaleza, estarão tomando parte, em um curso de formação sobre comunicação que acontece de março a dezembro de 2017, o mesmo ocorre nos auditórios das livrarias Paulinas e Paulus, nos dois primeiros sábados de cada mês.  O curso tratasse de uma iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação Social da CNBB Regional Ne 1, que em conjunto com a Arquidiocese de Fortaleza e as demais dioceses, criaram a Escola de Comunicação.

O público alvo desse curso são os agentes de pastorais, movimentos e serviços, sacerdotes, diáconos, religiosos (as) e pessoas das comunidades paroquiais. No curso serão oferecidos os seguintes módulos: pascom; comunicação pessoal e grupal; metodologia de projeto de trabalho; dia da comunicação; comunicação na catequese; comunicação na liturgia; produção textual; rádio; fotografia; produção de vídeos; a arte de falar e educomunicação e trabalhos externos. Os módulos estão sendo ministrados por docente com formação social, teológica, filosófica, letras, informática e outros.

A Paróquia de Senhora Sant’Ana, de Paramoti-Ce, está sendo representada por 03 membros da Pascom e o pároco da cidade, Pe. Fábio Deodato. Os membros relatam sobre a importância do curso e contam um pouco de suas experiências até então. Destaca-se a abordagem da historicidade da comunicação na Igreja, a relevância que se deu a metodologia do trabalho cientifico e a produção textual, além da abertura dada as opiniões dos alunos para que haja essa troca de experiências. Outro ponto ressaltado pelos membros é o fato do curso oferecer um maior preparo para os agentes de pastoral, na transmissão da Boa Nova, que é Cristo, além de fazer da internet, das redes sociais e demais meios de comunicação parceiros eficazes na evangelização. Por fim, os alunos de Paramoti, desejam chegar ao fim do curso com uma boa bagagem de conhecimento e experiência, a fim de disseminar essa ideia em sua paróquia.

 Por: Victor Ferreira, Samara Oliveira, Matheus Almeida e Pe. Fábio Deodato (alunos da Escola de Comunicação)

A Escola de Comunicação do Regional Ne 1

A Escola de Comunicação é uma formação pastoral que tem como objetivo, estimular a comunicação entre as pessoas, grupos e comunidades, orientando para o uso dos meios de comunicação, oferecendo técnicas, métodos e místicas que facilitam a evangelização na sociedade. Nos encontros temos momentos de partilhas, onde aos alunos falam sobre a realidade de suas paróquias, adquirindo mais conhecimentos nas áreas pastorais (catequese, liturgia, ministérios de música).

As aulas acontecem nas livrarias Paulus e Paulinas, no primeiro e segundo sábado de cada mês, no horário de 08:30 às 11:30 com duração de fez meses, iniciou-se no dia 04 de março com o termino no dia 09 de dezembro.

Os módulos estudados até agora foram: Pastoral da Comunicação (PASCOM), comunicação pessoal e grupal, metodologia de projeto de trabalho, dia mundial das comunicações, comunicação na catequese, comunicação na liturgia e produção textual. Como orientadores: Dom Vasconcellos, Patrícia Silva, Alex Ferreira, Marta Andrade, Marcelo Silva, Erivan Silva e Glaubércio Valentim. A Escola de Comunicação vendo o bom desempenho o curso oferecido, visa proporcionar novos cursos pra melhor aprimorar nossas pastorais em cada paróquia.

Por: Aline Castro, Fabiana Santos, Geffreson Rodrigues e Sebastiana Lino (alunos da Escola)

A Escola de Comunicação: fonte de aprendizagem

Teve inicio o Curso de Comunicação no dia 04 de março 2017, no nosso Regional Ne 1, com a participação, de bispos, padres e leigos, com objetivo de aprofundar a comunicação em nossas paróquias e dioceses. Na aula inaugural tivemos vários palestrantes, os quais nos orientaram para seguirmos a caminhada. No encontro seguinte, com a facilitadora Marta Andrade, do Setor de Comunicação da Arquidiocese, orientando como organizar a Pascom em cada paróquia.

O segundo módulo tivemos a Comunicação Pessoal e Grupal, como facilitador Alex Ferreira, Diretor da Escola, destacou a importância da comunicação grupal, na sociedade em que vivemos. O terceiro módulo – Metodologia do Trabalho – com Marcelo Silva nos orientou como será o trabalho de conclusão do curso, nosso Projeto de Pesquisa. Quarto módulo – Dia mundial das Comunicações Sociais -, com Alex Ferreira apresentando o histórico sobre o assunto do dia, concluindo com a apresentação do tema deste ano “Comunicar a esperança e confiança em nossos tempo” (mensagem do Papa Francisco).

O quinto módulo – Comunicação na Catequese – a Erivan Silva, nos mostrou a importância e a maneira de comunicar usando movimentos, o corpo e expressões. No sexto módulo – Comunicação na Liturgia – com Glaubércio Valentim, vimos que a comunicação é o ato de se expressar, é uma troca de experiência, porque a liturgia tem que ser, ativa, consciente, frutuosa e plena. O sétimo módulo – Produção textual – Alex Ferreira nos mostrou como fazer uma noticia ou leads, as quais são: quem, onde, quando, como, porque e o que. Destacando: quem, onde e quando. Mostrando os tipos de leads: pirâmide invertida, normal e misturada, ainda neste módulo estamos trabalhando a produção textual, para boletim, revista e jornal.

Nossos encontros de formação acontecem, nos 1º e 2º  sábados de cada mês, sendo nas Paulus e Paulinas, no período de 8h30 às 11h30.

Por: Raimunda; Francisco Dácio, Jesus Nazareno e Claudenéia Mafra (alunos da Escola)

Uma resposta

  1. Ficou ótima a matéria, parabéns a todos que estão participando do curso e os que estão a frente.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais